quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Os Benefícios da Auriculoterapia




Você já ouviu falar em auriculoterapia?
A auriculoterapia é uma terapia bastante procurada e com a qual eu adoro trabalhar!
Ela é prática, rápida e muito eficaz. Ideal para quem não tem muito tempo com a rotina agitada do dia-a-dia, mas não abre mão de se cuidar e buscar o bem-estar por meio dos tratamentos alternativos.
Essa terapia é considerada uma modalidade de acupuntura, e tem origem na medicina Chinesa, sendo realizada na orelha, com a aplicação de pequenas esferas de cristal ou sementes de mostarda que estimularão pontos de diversas regiões do corpo, conforme as necessidades do paciente.

Como funciona:
O corpo está inteiramente representado e presente na orelha por meio de pontos reflexos. Assim cada ponto de auriculoterapia representa um órgão ou uma função do nosso corpo.
Essa relação foi descoberta através de observações e pesquisas, percebendo-se que a orelha representa a figura de um feto de cabeça para baixo como se estivesse no útero materno, seguindo seus órgãos e pontos correspondentes.


Cada microssistema do nosso corpo mantém estreita relação com os demais sistemas e regiões através de reflexos cerebrais, ligando-se pela rede do sistema nervoso e comandando suas funções.
Sendo assim, quando determinado órgão ou sistema do corpo apresenta alguma disfunção, o estímulo da área ou ponto correspondente na região auricular irá transmitir esta informação aos núcleos cerebrais e provocará a ação de regeneração do cérebro sobre o organismo, produzindo os resultados desejados, como alívio de dores e outros sintomas, conforme o que cada pessoa precisa.

O Tratamento:
A auriculoterapia é uma técnica de tratamento que pode ser aplicada apenas uma vez (para dor ou disfunção passageira) ou poderá compreender ciclos de 10 sessões, para um tratamento de desequilíbrio energético ou de problema de solução mais demorada.
Após ser realizada uma avaliação do paciente e de suas necessidades, e identificando-se os pontos a serem tratados, é feita a aplicação.
A aplicação das esferas é feita uma vez por semana, tratando-se uma orelha de cada vez, alternando-se a cada semana entre uma orelha e outra. Após a aplicação, o paciente faz diariamente, algumas vezes durante o seu dia uma pressão sobre as esferas para estimular os pontos que estão em tratamento.
Além do tratamento preventivo e terápico, a auriculoterapia também é eficaz para analgesia, atuando de forma complementar ao tratamento médico em casos de doenças já existentes.

Indicações da auriculoterapia:
-Dores musculares;
- Cefaléias;
- Enxaqueca;
-Insônia;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Problemas intestinais;
- Gastrites;
- Melhorar a imunidade;
- Auxiliar na perda de peso.
- Entre outros.

A auriculoterapia é mais uma das terapias complementares, e pode ser utilizada em complemento à outras terapias e tratamentos ou de forma isolada, conforme as necessidades de cada pessoa. Para casos de ansiedade, por exemplo, eu costumo indicar o tratamento de Reiki para relaxar e equilibrar as energias dos chakras, combinado com a aplicação semanal de auriculoterapia, e os resultados tem sido muito bons.
Mais informações sobre essa e outras terapias você encontra em nosso site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário