quarta-feira, 20 de março de 2013

A Importância e os Benefícios de uma Respiração Correta





Você já prestou atenção em sua respiração?
Realmente, não é um hábito muito comum entre as pessoas, prestar muita atenção ao fluxo de ar entrando e saindo do próprio corpo. Mas a ciência sempre soube  o reconhecer o poder desse processo involuntário. E provou que, feita da maneira adequada, a respiração proporciona bem-estar, melhora a qualidade de vida e até auxilia no tratamento de doenças.
No entanto, a maioria das pessoas se dá conta da importância da respiração no momento em que tem dificuldade para realizá-la, seja por um distúrbio ou um simples resfriado.
Quando somos bebês, respiramos perfeitamente. Conforme vamos crescendo, o estresse e os problemas emocionais e físicos começam a interferir nesse processo e nem nos damos conta disso.
Podemos permanecer semanas sem comida, alguns dias sem água, mas apenas alguns segundos sem ar. Alguns resistem dois minutos, outros um pouco mais, mas esse pequeno lapso sem ar, nos mostra o quanto ele é vital para o organismo.
Todas as nossas células precisam de oxigênio, mas o cérebro, que tem cerca de 2% da nossa massa, consome 20% do gás que inalamos. Por isso, se alguém aperta a nossa garganta por 20 segundo, apagamos imediatamente.
Mesmo sendo mais sutil do que nos casos extremos de falta de ar, respirar mal, pode colocar em risco a saúde.
Quando passamos por situações de tensão, somos sempre orientados a respirar fundo, para que possamos nos acalmar. Esse conselho possui um embasamento científico. Pesquisadores já constataram que, quando respiramos de maneira lenta e profunda, nosso cérebro recebe uma mensagem tranqüilizadora, há uma redução na freqüência cardíaca e na quantidade de hormônios do estresse na circulação e a pressão arterial despenca, proporcionando uma sensação de calma, e combatendo a ansiedade, a angústia e o nervosismo.
Além de levar oxigênio para as células, o que é vital para o nosso organismo, o ato de respirar promove a saída de gás carbônico, ajudando a eliminar toxinas. A inspiração energiza e a expiração relaxa e, se o processo é feito com consciência, traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Por outro lado, se a respiração for continuamente curta e acelerada, todas as células do corpo sofrem. Qualquer um de nós, depende de um bom ritmo respiratório para manter criatividade e agilidade mental, fundamentais para o sucesso.
Algumas pesquisas já indicam que uma respiração correta auxilia, inclusive no tratamento de algumas doenças, como a pressão alta, a insônia, rinite, azia, distúrbios de  ansiedade e até mesmo em casos de dor crônica.
A respiração é um simples ato que sendo utilizado da forma correta, por nos trazer muitos benefícios.

A seguir, algumas dicas de como respirar corretamente e  exercícios para equilibrar e aumentar a energia.

Dicas básicas:

O primeiro passo é começar a prestar mais atenção na sua respiração. Isso aumenta a sua percepção do corpo. Tomar um banho morno, sentar-se em um ambiente tranqüilo, fechar os olhos e tomar consciência da própria respiração já ajuda bastante. Sempre que possível, inspire e expire pelo nariz. Mantenha a coluna alinhada e respire pausadamente, levando o ar até os pulmões, sem pressa. Sinta o ar entrando pelo nariz, passando pelo peito e chegando ao baixo ventre, ativando toda a musculatura abdominal. A barriga deve ser projetada para fora, sem que o peito fique estufado. Faça uma pequena pausa, e em seguida, esvazie os pulmões, conduzindo o ar pelo caminho inverso e contraindo o abdômen. Faça o movimento por alguns minutos e sinta os batimentos cardíacos diminuírem e a mente se aquietar. Repita o exercício  por cerca de dez minutos algumas vezes ao dia. Em algum tempo, esse padrão respiratório se tornará automático. Se preferir, faça o exercício deitada ou de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.

Para acalmar as emoções

1. Deite-se de costas e coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire, enchendo essa região de ar, e expire, esvaziando-a totalmente. Faça o exercício cinco vezes. Em seguida, leve as mãos para a parte torácica e repita o processo, dessa vez trazendo o ar para essa parte do corpo. Então, apóie as mãos sobre as clavículas e faça o mesmo movimento, inflando agora essa região. Por fim, junte as três respirações, inspirando e enchendo o abdômen de ar, depois a região torácica e, por fim, as clavículas. Expire e repita.

2. De pé, inspire profundamente três níveis e expire rapidamente liberando o ar ao mesmo tempo em que solta o som “ah”. Repita dez vezes.

Para  aumentar suas energias
Esta técnica, proveniente da ashtanga e da raja ioga, revitaliza o corpo, purifica as células, tonifica a pelo e equilibra o sistema nervoso. Comece de pé, com o corpo ereto, as pernas ligeiramente afastadas e os braços soltos ao longo do tronco. Inspire suavemente pelo nariz, erga os braços e leve as mãos para a nuca, dobrando os cotovelos. Em seguida, solte o ar pela boca de forma espontânea e leve os braços à posição inicial. Repita de 15 a 20 vezes, aproximadamente três vezes por semana. Para obter melhores resultados, faça os exercícios preferencialmente de manhã ou à noite.


* Tente dar um pouco mais de atenção à sua respiração, comece simplesmente observando, observando o fluxo de ar saindo e entrando, comece aos poucos e tente usar uma das técnicas sugeridas, os resultados certamente serão muito positivos.

***Paz e luzzz***

Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki


Visite também nossa página no facebook: http://www.facebook.com/ReikiCoracao

FONTE: Revista Bons Fluídos, abril de 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário