quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como Recarregar suas Energias



O ser humano é um ser eletromagnético, ou seja, é um ser composto de energia, assim como tudo que está a nossa volta.
Segundo Albert Einstein, toda matéria é feita de energia, ou seja, tudo no universo é composto de várias manifestações de uma mesma coisa chamada energia. Einstein comprovou cientificamente que energia e matéria são duas manifestações diferentes da mesma substância Universal. Esta energia Universal é a energia ou vibração básica, da qual todos nós somos constituídos.
Na nova visão holística, este conceito se torna bem mais abrangente. Pois neste novo conceito, energia é absolutamente tudo. Hoje já foram identificados muitos tipos de energia: a energia solar, radioativa, indutiva, elétrica, atômica, térmica, luminosa, plásmica, cósmica, vital e outras. Também foi descoberto que toda ou qualquer energia é manipulável, ou seja, você pode direcioná-la e transformá-la.
Aqui trataremos especificamente da energia pessoal, ou seja, a energia do ser humano, aquela que utilizamos para fazer todas as coisas em nosso dia-a-dia, sem a qual nos sentidos, cansados, sem disposição ou até mesmo estressados, podendo vir a ocasionar até mesmo algumas doenças.
Nos tempos atuais, com toda a correria do dia-a-dia, poucas, horas de sono, e má alimentação acabamos desperdiçando muito da nossa energia, e não a repomos da forma e quantidade correta para o nosso equilíbrio. Essa perda de energia pessoal pode ser manifestada de várias formas, tais como:

  • Falha de memória (o famoso "branco")
  • Cansaço físico
  • O sono deixa de ser reparador
  • Ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas
  • Os projetos são "aposentados" para economizar energia
  • O crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem
  • Os talentos não se manifestam mais por falta de energia
  • O magnetismo pessoal desaparece
  • Medo constante de que o outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a agressividade
  • Falta proteção contra as energias negativas e aumentando o risco de sofrer com o "vampiro energético", entre outros.

É importante entendermos que para movimentar-se e agir nosso corpo precisa de energia, que provém de diversas fontes: dos alimentos, do sol, do ar, da água e dos sentidos. Em geral, as pessoas acreditam que a sua energia vem apenas dos nutrientes contidos nos alimentos, mas desde a antiguidade acredita-se que na energia vital. Esta energia é que faz toda a diferença na manutenção e recuperação da saúde. Segundo os sábios da antiguidade, nós possuímos um corpo vital acoplado ao corpo físico que é responsável pelas funções vitais e pela manutenção da saúde e da vida. Este corpo é nutrido com o Prana, absorvido através dos chakras (vórtices bio-eletro-magnéticos de captação e transdução de energia), alimentos (in natura), ar puro, banhos de sol, chuva e cinco sentidos.
Pense em seu corpo como uma máquina, que precisa do combustível de qualidade para fazer bom uso da energia. É mais ou menos assim que funciona, e estar atento a pequenos detalhes em seu dia-a-dia, mudando alguns hábitos, certamente fará com que você se sinta muito mais revigorado e com as energias recarregadas. Há várias formas de alimentar seu corpo com a quantidade de energia que ele precisa e evitar os desconfortos e doenças.

Aqui vão algumas dicas de como recarregar suas energias e melhorar sua vitalidade.

 - Silenciar a mente: O caminho mais curto, e nem por isso mais fácil, para silenciar a mente é voltar-se para dentro de si mesmo. Um bom jeito para começar é sentar-se em um lugar calmo e prestar atenção na entrada e na saída do ar, concentrando-se somente em sua respiração. Mas é preciso saber que esvaziar a mente é um processo que requer treino, certamente não será na primeira vez que você vai conseguir. Mas, com o passar do tempo, ficará mais e mais fácil. De qualquer forma, o simples fato de você estar reservando um momento de descanso para sua mente, voltando-se para dentro de si mesmo, já irá fazer uma boa diferença.
- Beber água: Todos os médicos batem frequentemente nessa tecla e pouca gente segue a dica, mas é necessário tomar bastante água, nosso corpo precisa dela para manter-se saudável. Em alguns casos, o cansaço nada mais é do que sintoma de desidratação. E as quantidades não precisam ser absurdas; mais uma vez, siga a regra de beber pouca água, mas frequentemente. Isso serve tanto para sedentários quanto para atletas. Um recente estudo com esportistas verificou que 92% sentiram fadiga ao beber água abaixo da quantidade recomendada por quinze horas.
- Pensar positivo: Nossos pensamentos influenciam muito em todo o nosso equilíbrio, tanto físico, quanto mental e emocional, e certamente os pensamentos positivos farão uma boa diferença em sua postura perante muitas situações, fazendo com que você poupe energia, e se sinta bem consigo mesmo. Já dizia Buda: “Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo.” Pense em coisas boas e atrairá coisas boas para a sua vida.
 - Dormir bem, mas não dormir demais: O cansaço e desânimo é sinal de que é preciso recarregar as baterias. Durma bem, mesmo que seja apenas no seu dia de folga. Para cansaço, nada melhor que descansar de verdade. Durante o sono produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência facilita o acúmulo de gordura, deixam os músculos flácidos, os ossos fracos e o corpo sem ânimo. Mas isso não quer dizer que você deve dormir demais.É importante descansar, mas isso não significa que vale passar um fim de semana inteiro na cama, a fim de compensar noites mal dormidas. Isso só irá resultar em mais cansaço. Quando o ciclo de sono é alterado em mais de duas horas, os mecanismos de acordar e dormir ficam bagunçados. Tente manter os mesmos horários para ir para a cama e também para sair dela e perceberá os resultados.
 - Contato com a natureza: O contato com a natureza é sempre muito revitalizante e recarrega as energias de qualquer um. A energia vital está presente em toda parte, mas mais intensa na natureza, e a captação é maior quando aliamos consciência e intenção (aspecto quântico). Estar em contato com  natureza e imaginar-se recebendo essa energia pode ser muito eficaz.
- Tomar sol: A exposição ao sol também é muito importante. Uma boa caminhada ao sol pode ser uma ótima opção. O banho de sol também conhecido como helioterapia, sendo também é muito revitalizante e curativo, mas deve ser feito com moderação (10 a 15 minutos cada lado - ventral e dorsal). e observando alguns cuidados, como os horários antes das dez da manhã ou após as cinco da tarde e o uso de protetor solar.
- Alimentação saudável: Uma alimentação balanceada também é muito importante para o seu processo de reenergização. Coma cereais, frutas, verduras e legumes. Alimentos ricos em fibras são uma boa pedida para a primeira refeição do dia. Um estudo da Universidade de Cardiff (País de Gales) constatou que consumidores de cereais no café apresentam 10% de redução de fadiga, menor chance de depressão e maior capacidade cognitiva. Uma teoria, não confirmada, é que as fibras tornam mais lenta a absorção dos alimentos no estômago, o que mantém alto nível de açúcar no sangue por mais tempo.Também é recomendável, fazer mais refeições durante o dia e em porções menores. O consumo de alimentos naturais e orgânicos, também reabastece significativamente o nível de energia, uma vez que todo alimento fresco e produzido organicamente e naturalmente é mais rico em energia vital, assim devemos dar preferência a ingestão destes.
-Praticar exercícios físicos: A prática de exercícios físicos dispensa comentários. Os benefícios são inúmeros. É claro, que a prática também deve ser feita com moderação e de acordo com as possibilidades físicas de cada pessoa, uma boa caminhada pode ser a melhor opção.
- Ouvir música: No trabalho ou em casa, pode ser uma boa pedida ouvir música regularmente. Uma pesquisa comparou, dentro de uma empresa, funcionários que ouvem música e os que não ouvem. Os portadores de iPods e similares foram registrados como sendo 10% mais produtivos do que o grupo sem música.
 - Terapia de Reiki:Além de todas essas opções de simples acesso à todos, a terapia de reiki também é extremamente eficaz e recomendada para recarregar as energias. Uma hora de reiki chega a equivaler a 4 horas de sono. O reiki é a energia vital universal e canalizada ao ser humano durante a aplicação, proporciona um profundo estado de relaxamento e bem-estar, sendo também revitalizante.

      O fato é que somos energia, e dependemos dela para todas as atividades, sejam elas mentais ou corporais. Estarmos cientes disso e de que cabe a nós mesmos repor essa energia através de hábitos saudáveis, já é um primeiro passo. O seu corpo é  seu templo e cabe à você preservá-lo. Começar a seguir algumas dessas dicas pode trazer grandes resultados em seu dia-a-dia. Vale a pena tentar, não é mesmo?

VISITE NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK: 
Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário