segunda-feira, 25 de março de 2013

O Chakra Cardíaco



Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o chakra cardíaco e sua interferência em nosso corpo físico e reflexos em todos os setores de nossas vidas.

O chakra cardíaco, localiza-se em nosso corpo físico no centro do peito, junto ao coração, e possui as cores, rosa, verde e dourada. 
Está relacionado a dar e receber amor e ajuda e fisicamente é ligado aos pulmões, coração, braços e mãos, estando também associado à glândula timo e sistema imunológico. 
Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção.
Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
O chakra cardíaco liga o corpo e a mente ao espírito. Rege a capacidade da pessoa de amar a si mesma e aos outros de dar e receber.

O rosa é a cor predominante das flores usadas em essências, encontramos aqui a capacidade de compreender e compartilhar as coisas, de nos sintonizarmos e de vibrar em conjunto. Também nos damos conta da beleza da natureza – aqui imagens, palavras e sons são transformados em sentimentos. 
Mágoas profundas podem causar bloqueios na aura, chamadas de cicatrizes do coração, e quando vem a tona despertam as dores mais profundas; mas também liberam o coração, curando-o desenvolvendo a sensibilidade e possibilitando um novo crescimento.

Esse é o chakra que está diretamente ligado aos nossos sentimentos e emoções, sendo o  mais afetado por qualquer desequilíbrio emocional.
Quando existe um bloqueio nesse chakra, a pessoa tende a se sentir depressiva, angustiada, irritada e com pontadas no peito, justamente porque é esse chakra que comanda o coração, seu ritmo, válvulas e sangue.
Todo e qualquer processo de cura deve começar sempre pelo coração, pois ele é o ele que transforma as energias físicas dos chakras inferiores em energias espirituais, alimentando os chakras superiores. É a sede do amor próprio e pelos outros, da amabilidade e do saber perdoar. Seu desequilíbrio gera hostilidades, egoísmo, sentimentos de culpa e necessidade de controlar o outro.
Se você sente dores no peito, possui dificuldades de auto-aceitação e em receber o amor dos outros, procure estar mais atento ao seu coração, pois pode haver um desequilíbrio em seu chakra cardíaco.
Para o realinhamento e reenergização desse chakra, você pode trabalhar com a energia dos cristais, com a prática da meditação e também com a Terapia de Reiki.
Em relação aos cristais, os mais indicados para esse chakra são o cristal transparente e o quartzo rosa, mas você também pode utilizar outros, de acordo com as energias que mais precisam ser trabalhadas em você. Para conhecer melhor as energias de cada cristal leia o nosso post sobre a Cristaloterapia.
A meditação também é muito benefíca para se rearmonizar tanto esse chakra, quanto qualquer outro. Meditação é autoconhecimento e conhecendo melhor ao nosso interior conseguimos retomar o equilíbrio sobre o corpo, a mente e o espírito. Existem algumas meditações guiadas específicas para se trabalhar a energia desse chakra e elas podem ser bastante úteis para quem ainda não tem o hábito de meditar.
A Terapia de Reiki também é uma ótima alternativa, que irá trabalhar não somente a energia do chakra cardíaco, mas também de todos os outros, harmonizando-o com os demais e devolvendo o equilíbrio e harmonia interior. Para informações sobre sessões você pode entrar em contato pelo e-mail reikiecoracao@hotmail.com.
O mais importante é estarmos cientes de que  as energias do chakra cardíaco, inflluenciam em nossos corpos físico, mental e emocional, e que os problemas gerados pelo desequilíbrio nesse chakra, assim como em qualquer outro, tem solução, e ela está dentro de nós mesmos. Para isso, precisamos nos auto-ajudar e permitirmos que sejamos auxiliados nesse processo de cura e restabelecimento da saúde energética como um todo.
Amor e compreensão própria e para com os outros são as palavras-chave.

***Paz e luzzz***


Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki





Nenhum comentário:

Postar um comentário