sexta-feira, 22 de março de 2013

O Pensamento e a Cura



Você já ouviu falar na autocura, ou na possibilidade de curar as próprias doenças por meio do pensamento?
Em uma primeira análise, pode parecer estranho, ou mesmo duvidoso, mas existe a crença de que as doenças se manifestam apenas quando pensamos nelas e de que pensamentos negativos são responsáveis pela evolução de doenças. 
Esse conceito foi estudado e ampliado por Louise Hay, conhecida como uma das fundadoras do conceito "autoajuda" e autora do livro "Cure o seu corpo".
De acordo com a autora, o que pensamos sobre nós torna-se uma verdade. Dessa forma, cada pensamento está sempre criando o nosso futuro. O "ponto do poder" está sempre no momento presente, pois ele é responsável pela criação do futuro, o amanhã. O passado já acabou e não pode ser modificado. Os pensamentos provocam emoções que podem ser positivas ou negativas. Querendo ou não, somos nós que escolhemos nossos pensamentos.
Sentimentos como ressentimento crítica, culpa e medo causam mais problemas que qualquer outra coisa na vida das pessoas. Isso porque, quanto mais os sentimentos são negativos, menos a nossa vida funciona. As sensações provocadas por pensamentos negativos, geralmente surgem por culparmos os outros por nossa infelicidade. É preciso entender que somos 100% responsáveis por nossas vidas e não temos a quem culpar.
Segundo Louise Hay, todos os nossos problemas só podem ser solucionados por meio do amor a si mesmo. Para ela, o amor por nós mesmos opera milagres em nossas vidas. Por isso é importante não se criticar, não se sentir culpado, não ter medo.
A autora recomenda em sua obra a realização de uma faxina mental, em que algumas crenças que dirigem nossas vidas devem ser reexaminadas. Fazer uma limpeza mental é quase o mesmo que fazer uma faxina em um cômodo da sua casa. É preciso retirar todas as coisas do lugar, fazer a limpeza, separar o que não serve mais e organizar tudo novamente.
Na faxina mental, algumas crenças guardadas serão colocadas para fora. Pensamentos e crenças enraizados em seu eu que limitam sua ação e abalam seu amor próprio devem ser jogados fora. Aprender a dizer não a pessoas e situações, quebrar padrões impostos desde a infância, rever suas leis pessoais fazem parte da faxina mental.
Nesse momento o desapego é a palavra-chave. Desapegue-se do que não serve mais para a sua vida. Sentimentos como culpa, falta de confiança e preocupações com o amanhã, devem ser retirados de sua vida . Para Louise, ressentimento abrigado por longo tempo pode devorar o corpo e se tornar a doença que chamamos de câncer. De acordo com a autora, a crítica como hábito permanente leva ao aparecimento da artrite. A culpa sempre procura punição e a punição cria a dor. O medo e a tensão que ele produz podem criar coisas como calvície, úlceras e até mesmo dores nos pés. 
As doenças de nosso corpo são criadas por nós e, como tudo na vida, são o reflexo de nossos pensamentos e crenças interiores. Dessa forma, nosso corpo sempre fala conosco. Precisamos apenas parar e ouvi-lo.
Da mesma forma, a autora acredita que podemos mudar nossa atitude com relação ao passado. O passado é passado. Não podemos mudá-lo no presente. Todavia, podemos modificar nossos pensamentos sobre o passado. 
Se escolhermos acreditar que somos vítimas indefesas e que tudo é inútil, o Universo nos apoiará nessa crença e cairemos ainda mais fundo. É essencial que nos liberemos dessas e ideias e crenças que só produzem energias negativas em nosso ser. 
Para isso, devemos estar dispostos a perdoar a todos, inclusive a nós mesmos. O simples fato de dizermos que estamos dispostos a perdoar gera o início do processo de cura.

*Perdoar é um ato de amor e sabedoria, o ato de perdoar liberta e transmuta as energias negativas em positivas, e possui um papel fundamental no processo de cura das doenças e transtornos em todos os níveis.
Tudo se resolve com amor. O amor é a chave para todos os males. Amar a si mesmo, aceitar-se e perdoar-se é o primeiro passo em busca da cura. Amar ao próximo e tudo o que está ao seu redor será uma consequência de sua atitude de amor próprio. Tudo começa de dentro para fora. É necessário que primeiramente conheçamos a nós mesmos e nos amemos, observando tudo que há de bom dentro de nós. Ame-se!


Carolina Bonanomi
Terapeuta de  Reiki


FONTE: Revista Sexto Sentido Especial: Prosperidade e a Lei da Atração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário