segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Vibração das Cores e a Cromoterapia



Em uma das postagens anteriores aqui no blog, falamos sobre energia, e conforme o comentado, tudo no Universo é composto de energia e tudo que é composto de energia vibra de acordo com uma determinada freqüência.
Os seres vivos, o som, a música, a cor, a luz, os minerais, os vegetais, os pensamentos, a oração, as formas geométricas, tudo vibra, embora em freqüências variadas, de acordo com suas particularidades.
Hoje iremos falar especificamente sobre a vibração das cores, e como sua utilização pode influenciar em nosso dia-a-dia.
A cor azul, por exemplo, vibra em um nível diferente da cor vermelha. Isto acontece porque elas têm uma frequência diferente. Nossos olhos captam este frequência e então o nosso cérebro a decodifica, de modo que possamos distinguir estas diferentes cores.
Assim, cada cor possui uma freqüência particular, com uma qualidade determinada. As cores têm poder. Humanizam, estimulam, afastam, curam. Incentivam a criatividade e a intuição.
Algumas cores estimulam, outras acalmam, e há aquelas que possuem qualidades que aliviam a dor e transformam a personalidade.
A vibração das cores é fato cientificamente provado.  Algumas cores nos fazem bem e outras nem tanto, e isso ocorre justamente pela nossa vibração ser diferente da vibração da cor.
Isaac Newton no século XVII conseguiu descobrir as cores do arco-íris friccionando um prisma. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe, no século XVIII, pesquisou durante cerca de 40 anos as cores e descobriu que o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria, e o verde é repousante. Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.
Assim, conhecendo-as um pouco melhor e entendendo seus níveis vibratórios, podemos escolhê-las e utilizá-las em nosso dia-a-dia para nosso benefício, de acordo com o que desejamos para as mais variadas ocasiões. Isso pode ser feito através das cores de nossas roupas, dos objetos que utilizamos, ou até mesmo no ambiente, modificando as cores das paredes, mudando alguns objetos de lugar para que a energia possa se modificar e fluir e alterando algumas cores.
As cores no ambiente também influenciam e muito em nosso bem-estar e mesmo que a cromoterapia nos ambientes, tal como acontece com o Feng Shui, seja um potencial tratamento praticado por especialistas e estudiosos do tema, não é motivo de impedimento para que qualquer pessoa não especialista, possa exercitar este ritual em sua própria casa, usufruindo dos seus benefícios.
Leia agora quais as cores mais comuns e o que cada uma delas pode fazer por você:

Vermelho: - De todas as cores é a mais poderosa, devendo ser usada com prudência. É vitalizante, estimulante e excitante, além de aumentar a pressão sanguínea. Pode estar associada ao perigo, advertência e guerra, mas também a vida, sol, chama e energia. Associa-se ao chakra sacral. Intensifica as funções do corpo estimulando o sistema nervoso e fortalecendo a atividade do fígado.
Laranja: - É a cor da alegria, podendo ser usada para dar mais vida a uma atitude. É antidepressiva, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza, podendo também elevar a pressão sanguínea. Associa-se às glândulas supra-renais.
Amarelo: Excelente para estimular a criatividade e o intelecto. Concede poder de aprendizagem e aumenta a concentração, inibindo os bloqueios mentais. Não é recomendado o uso em ambientes de alimentação, por provocar náusea e desconforto. Alguns terapeutas afirmam que o amarelo fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite.
Verde: O verde é uma excelente contribuição para o sucesso, para a generosidade e prosperidade, para a fertilidade, para o crescimento e ambição. Ótimo para a saúde, pois possui boa proporção com a energia do amarelo e a tranquilidade do verde.Também pode estar associada afetivamente à paz, natureza, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.
Turquesa: Reanimadora e refrescante, calmante e suavizante. Tranquiliza o sistema nervoso e as inflamações, além de auxiliar na cura do eczema (glândula tireóide). Pode servir também como fortificante da pele.
Azul: - De todas é a mais curativa. Extremamente relaxante, traz paz, auxilia na remoção de dores de cabeça e enxaquecas e é útil em casos de asma. Materilamente está associada a frio, céu, gelo. Afetivamente, à verdade, intelectualidade, viagens, serenidade, infinito, meditação. Ajuda a baixar a pressão arterial, assim como acalma e traz clareza mental.
Violeta: - Traz equilíbrio da consciência, dignidade e divindade, mas também estabilidade. Relaciona-se à mentalidade humana e pode remeter a uma integração como o espaço, com a concentração voltada para um fim específico (oração ou meditação). Eleva a auto-avaliação e a auto-estima de quem perdeu o senso da beleza humana, além de devolver o rítmo do sistema (glândula pineal). Purifica o organismo atuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre os outros músculos do corpo. É a cor da transmutação das energias negativas, e também resgata a auto-estima.
Marrom: - Cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Materialmente, associa-se à outono, doenças e terra. Afetivamente, a melancolia, orações, etc.
Preto: - Atrai todas as vibrações para si, absorvendo-as. Funciona como um isolante. Trata-se da cor da auto-negação. A cor preta transmite a sensação de renúncia, entrega, abandono e introspecção. Sua condição de total ausência de cores a relaciona simbolicamente com a idéia do nada, do vazio. Por isso, expressa a concepção abstrata do zero, da negação, do espaço infinito, do não ser, do não. É a cor que reflete menos luz. Portanto, não é considerada uma cor primordial.
Branco: O branco é a união de todas as cores e representa pureza em sua forma extrema. Por outro lado, encerra o isolamento, já que tudo se exclui dele. Está associado à paz, pureza, força divina, paranormalidade e curas espirituais. Essa cor é uma boa alternativa para se utilizada em rituais de alinhamento espiritual, de meditação, de cura, e vitalidade.

A Cromoterapia


 Podemos dizer que a Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças e outros desconfortos no ser humano, de ordem física, mental, emocional ou espiritual. Essa prática busca tratar as doenças e os desequilíbrios, por meio da compreensão dos efeitos que cada cor produz na nossa mente e no nosso corpo. É realizada com a energia luminosa e os cristais coloridos.

A técnica já é utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — como Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis.
De acordo com a Cromoterapia cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica e o uso da técnica produz benefícios aos portadores de qualquer disfunção, começando por aliviar as dores e finalmente pela recuperação dos pacientes, na maioria das doenças.
   A Cromoterapia faz o equilíbrio do fluxo energético e trata a causa física, eliminando a dor e restabelecendo a saúde após uma série de aplicações, numa média de dez a quinze.
É importante lembrar que a Cromoterapia, assim como o Reiki e as outras terapias complementares, é feita aliada a um tratamento médico, pois ainda não se pode comprovar que ela tem a capacidade de curar uma doença. O que acontece é uma ajuda para alcançar o bem-estar, devido ao equilíbrio dos aspectos físico, mental e espiritual.
Quando entramos em um ambiente, a cor pode nos agradar ou incomodar. Por isso, é preciso saber o que cada cor representa, para não absorver vibrações negativas. Também podemos perceber que quando pintamos nossa casa, temos a sensação de que as energias estão renovadas e com uma boa vibração.
A Cromoterapia pode ser associada a várias práticas esotéricas, como o Feng Shui, a astrologia e os cristais. As cores utilizadas para a técnica são as sete do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Em regra, a terapia é realizada pelo terapeuta habilitado para a técnica através do respectivo curso, utilizando-se lâmpadas nas cores específicas de acordo com cada caso e traz ótimos resultados como terapia complementar, aliada ao tratamento médico.
De qualquer forma, utilizando a técnica de Cromoterapia ou não, vale a pena você variar e apostar na influência das cores em seu dia-a-dia. Reveja seus hábitos, os resultados podem ser surpreendentes.

Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário