quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O Sorriso é o Melhor Remédio!



         Sim, pode parecer um mero ditado popular, mas sorrir “é” o melhor remédio. Estudos realizados atualmente comprovam que o riso, realmente faz bem à saúde e é capaz de aumentar a expectativa de vida.
Um sorriso aberto e espontâneo nos relaxa, revigora, anima e faz com que nos sintamos bem conosco mesmos. O ato de rir relaxa todos os músculos do corpo.
O estudo mais popular divulgado nessa área foi realizado pela Universidade de Wayne em Michigan, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, quanto mais largo o sorriso de uma pessoa, maior a sua expectativa de vida.
Esse estudo baseou-se na análise de 230 imagens de jogadores da Liga de Baseball americana de 1952. Cada figura foi listada com informações pessoais dos esportistas, considerando idade, peso, altura e estado civil. Em seguida, as expressões faciais das fotografias receberam classificação de acordo com seus sorrisos e linhas de expressão. Os dados foram, então, cruzados e os resultados indicaram que os jogadores que "sem sorriso" viveram em média 72,9 anos, enquanto os que apresentaram "sorriso parcial" chegaram aos 75. Já os mais sorridentes atingiram quase uma década a mais, no geral 79.9 anos.
A pesquisa ainda ressaltou que os sorrisos falsos e "amarelos" não puderam ser considerados. Apenas os que demonstraram genuína felicidade atingiram uma maior expectativa de vida.
Outro estudo que comprovou que sorrir faz bem à saúde foi a pesquisa realizada pelo Dr. Michel Miller, na American College of Cardiology, em Orlando, onde o especialista anunciou ter medido a pressão arterial de 20 voluntários antes e depois de terem assistido 2 filmes de gêneros diferentes: um sobre guerras, outro sobre comédias. Os resultados foram dramaticamente opostos. Dr. Miller descobriu que a pressão arterial caiu em média para 35% dos voluntários durante o filme com cenas sanguinolentas e aumentou em 22% durante a exibição das comédias. Dr. Miller concluiu então, que os sorrisos são remédios muito mais saudáveis do que todos nós poderíamos imaginar.
Todos os estudos demonstram que o sorriso diário baixa a pressão arterial, reduz os estresses hormonais, aumenta o relaxamento muscular e acelera o sistema imunológico. Além disso, o sorriso diário produz endorfinas – os antidepressivos naturais em nosso corpo – produzindo uma gostosa sensação de bem-estar.
Para o neurologista Dr. Leandro Teles, “o riso é a ponta de um iceberg, de uma sucessão de eventos cerebrais que são fruto de uma ocorrência divertida, cômica ou feliz, gerando uma série de efeitos benéficos ao nosso corpo e mente”.
Entretanto, o melhor benefício dos sorrisos pode ser mesmo o econômico, pois é grátis e ainda não possui contra-indicações ou efeitos colaterais.
Atualmente, muitos hospitais e médicos especializados já contam com Salas Hilariantes, onde dispõem de recursos e objetos cômicos, fantasias, fitas de filmes humorísticos, bem como permitem a visita de atores profissionais para animar os seus pacientes da forma mais natural possível, complementando seus tratamentos médicos.
Assim tudo indica que a melhor bula de remédio para uma vida longa e saudável pode ser o equivalente à uma boa dose de sorrisos diários. Realmente, rir é o melhor remédio e deve ser usado sem moderação.
Por isso, sorria! J

“Deixe que o riso seja o seu templo, e você se sentirá em profundo contato com o divino”.  (Osho)



***Paz e luzzz***







Leia mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário