terça-feira, 19 de março de 2013

Entenda a Teoria da Sincronicidade: Nada acontece por acaso


Você já ouviu falar em sincronicidade?
A sincronicidade parte do princípio de que nada acontece por acaso. Tudo está interligado.
Dessa forma produzimos energias tanto para as nossas melhores "coincidências" como para as piores situações que podem ocorrer.
Alguns pequenos eventos em nosso dia-a-dia, coisas que acontecem sem explicação, envolvem o que chamamos de sincronicidade. Um telefonema de quem você já não via ou falava há muito tempo e precisava falar por algum motivo; pensar numa pessoa que não vê há anos e de repente encontrar com essa pessoa na rua, enfim, as chamadas "coincidências".
A explicação para esses eventos está no Universo e no cumprimento da Lei da Sincronicidade. O Universo, responde às visualizações da mente humana por que absorve essas energias que são geradas por nós. 
Tudo no Universo é energia, nós somos energia e o próprio Universo também é, assim, estamos interligados à tudo que ocorre dentro dele, atraindo para nós as situações que energeticamente produzimos por meio de nossos pensamentos.
A Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung, psicanalista suíço, usado para definir acontecimentos que se relacionam de forma não casual, também chamada de "Coincidências Significativas".
O seu princípio ainda é um mistério para muitas pessoas e tem sido denominado de maneiras diversas.O termo foi usado por Jung em sua teoria de que tudo no universo está interligado por um tipo de vibração que liga o mundo físico e não físico de forma sincrônica.
Essa teoria possui uma ligação direta com o conceito de inconsciente coletivo,  que seria um conjunto de memórias e experiências comuns que são armazenadas e compartilhadas pelos seres humanos.
Nos fenômenos sincrônicos, o tempo e espaço são relativos, se manifestando com maior frequência, quando estamos no que chamamos de estado alfa (quando a psique está funcionando num nível menos consciente), que ocorre com mais frequência durante meditações, durante o sono e durante a própria sessão de Reiki.
Jung definiu a sincronicidade como algo abrangente do todo. Para o pensador, a Sincronicidade está presente sempre que um fenômeno acontece dentro de uma pessoa e fora dela ao mesmo tempo, sem nenhum fundamento lógico. O "interior" e o "exterior" se combinam e formam um acontecimento.Como no caso de você sonhar com uma pessoa que já não vê há muito tempo, sem sequer ter se lembrado dela no dia anterior e no dia seguinte encontrar com ela em algum lugar totalmente inesperado, "por acaso".
Essa combinação ou troca de energia tem sido confirmada pela física moderna, a Física Quântica. 
Do ponto de vista fenomenológico, nenhum acontecimento pode ser isolado do fluxo de energia que envolve a realidade. Qualquer evento em qualquer lugar e em qualquer nível, influencia  e é influenciado por outras situações. Dessa forma sempre estamos movimentando e vivendo energias que se exteriorizam e criam outras.
Quem vive por exemplo, um momento em que enxerga toda a sua vida como uma grande nuvem escura, acaba exteriorizando isso de alguma forma. Isso pode se manifestar como uma energia negativa que irá ensejar um acontecimento também negativo, como uma doença, um acidente ou um desentendimento que causa profundo desgaste emocional, piorando ainda mais a situação.
Isso também ocorre nos relacionamentos. Quando pessoas que se relacionam, em qualquer nível, e passam a vibrar em frequências diferentes, esse desequilíbrio energético entre ambas pode acabar afastando-as.
Sendo assim, podemos entender por meio da Sincronicidade que como seres energéticos que somos, produzimos energias que levam a acontecimentos bons e ruins, de alguma forma tudo está interligado, tudo se relaciona, em diferentes graus energéticos, e todas essas energias acabam se exteriorizando, tanto as positivas, quanto as negativas.O que somos, refletimos no Universo e o Universo reflete em nós.
Isso acaba sendo um motivo para repensarmos algumas atitudes e nossa forma de encarar a vida, uma vez que sorte e azar estariam mais ligados ao nosso estado interior do que às "forças do destino." Mais um indício de que tudo acontece de dentro para fora, e de que preservando nosso interior estaremos mais sujeitos a atrair situações positivas para a nossa vida, ou ao menos que tenhamos mais sabedoria para  lidar com elas.

Deixo para reflexão uma frase de Osho:

Em si, a vida é neutra. Nós a fazemos bela, nós a fazemos feia; a vida é a energia que trazemos a ela.

***Paz, luzzz e positividade***


Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki
CTR 049/13


FONTE: Revista Sexto Sentido Especial (Prosperidade e a Lei da Atração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário