quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Algumas dicas para lidar com o estresse





O Estresse é sem dúvida um mal que atinge a grande maioria da população, nos dias agitados de hoje poucos conseguem escapar do estresse e seus sintomas. 

Em níveis mais elevados e se não tratado o estresse pode até mesmo levar ao surgimento de doenças físicas e problemas mais sérios influenciando em todos os setores de nossas vidas.
Por isso é importante controlá-lo, buscar o equilíbrio, ninguém é imune ao estresse, todos nós estamos sujeitos no mundo em que vivemos, mas podemos evitar muitos problemas, buscando a prevenção através do equilíbrio, e da forma como lidamos com o estresse em nossa vida.

Lendo uma revista encontrei algumas dicas muito interessantes para auxiliar nesse processo de prevenção e controle do estresse, são coisas simples, mas que sem dúvida, fazem a diferença. Compartilho a seguir:


1. Evitar pensamentos negativos: nosso pensamento é extremamente poderoso. Devemos usá-lo a nosso favor, preenchendo nossa mente com pensamentos positivos e evitando nos fixar nos aspectos negativos de cada situação.

2. Dormir bem: A falta de uma boa noite de sono pode ter um impacto bem maior do que se imagina. Quando não dormimos o suficiente, ficamos mais vulneráveis ao estresse e nossa função cognitiva se altera. O estresse também pode atrapalhar o sono, o que traz ainda mais estresse, num ciclo vicioso. O ideal é procurar um médico para restabelecer o sono de qualidade. 

3. Evitar comer fora de hora: Da mesma forma que o estresse pode prejudicar o sono, ele pode nos levar a comer mal. Isso não necessariamente significa comer pouco, mas por impulso. Tudo contribui para alimentar o ciclo vicioso engordar e comer mal faz mal à saúde, pode nos deixar mais estressados e com sono descompensado.

4. Repensar as relações: as relações profissionais e pessoais são uma faca de dois gumes podem determinar nosso nível de estresse e também nos ajudar pois, em situações, buscamos apoio nos amigos, na família e, mesmo, em colegas de trabalho. É importante manter relações saudáveis. Se isso não for possível, trocar de namorado, amigos ou emprego é o melhor a fazer.

5. Não se cobrar demais: Quando estamos muito cansados, mesmo que em decorrência de atividades prazerosas, nos sentimos mais cobrados, e portanto, mais estressados. Reduzir o ritmo de atividades em períodos de estresse, é a melhor maneira de se proteger.

6. Fazer exercícios A atividade física ajuda a descarregar o estresse imediatamente e a adquirir certa resistência a ele. Quando nos exercitamos, o corpo produz serotonina, hormônio ligado à sensação de bem-estar.

7. Aprender a administrar o estresse: estressados tendem a ser reativos, em vez de proativos, o que costuma trazer mais aborrecimentos. Uma ideia é estabelecer um plano de ação para não deixar que estresse se acentue. Ou procurar ajuda profissional.

Fonte: Revista Nouvelles Brasil esthétiques. Dezembro de 2013. 

*As terapias alternativas também ajudam a equilibrar o estresse, para mais informações entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário