segunda-feira, 8 de abril de 2013

Energias que Curam: Conheça as técnicas e os benefícios!



Esse post é baseado em uma matéria da Revista Bons Fluídos, onde o assunto é justamente a cura por meio de transmissão de energias vitais. Confira!

Se você já experimentou um inexplicável bem-estar ao entrar em um ambiente ou ao encontrar alguém, já provou o poder da energia sutil. Uma espécie de vibração positiva, difícil de conceituar, mas fácil de sentir. O que você talvez não saiba é que essa misteriosa força, também conhecida como energia cósmica, pode curar. É com base messe poder que se desenvolveram todas as técnicas de ativação ou transmissão energética, como a acupuntura e o Reiki. Nos últimos anos, outras terapias espirituais, como o passe, o johrei e a frequência de brilho, passaram a integrar a chamada medicina complementar, que hoje tem cadeira cativa nos principais centros de pesquisa internacionais. 
Ainda sem muitos argumentos objetivos para explicar o impalpável, a ciência costuma atribuir os bons resultados obtidos por essas e outras terapias à liberação de alguns tipos de neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelo cérebro que causam sensação de bem-estar e ajudam a amenizar a dor. "Sabemos que várias práticas complementares, a exemplo do reiki (transmissão de energia pela imposição das mãos) funcionam. Há pesquisas em andamento tentando descobrir como isso acontece, " diz o médico José Roberto leite, coordenador da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp.
A esse esforço de incorporar à medicina convencional as práticas antes ditas alternativas dá-se o nome de medicina integrativa.

Em busca de certezas
A procura de respostas sobre o modo como as energias sutis atuam no ser humano tem impulsionado milhares de estudos. Nos Estados Unidos, a Therapeutic Touch (Toque Terapêutico), técnica similar ao passe, é bastante popular. "O método, criado pelas enfermeiras Dolores Krieger e Dora Kunz, é usado com resultados impressionantes. Trata-se de uma forma de transmissão da energia magnética pelo toque", explica Jacob Melo, engenheiro civil pós graduado em psicanálise, que pesquisa o magnetismo sob a ótica do espiritismo há mais de 40 anos. Para Melo, o magnetismo é o maior de todos os potencionais do humano. Pode ser aplicado para tratar patologias orgânicas e deficiências de todos os tipos. "Lamentavelmente, ainda não chegamos nem perto disso, pois há uma relutância enorme da sociedade em entendê-lo e aceitá-lo."

Cirurgia Espiritual
A exemplo do que ocorre com o passe, a cirurgia espiritual também envolve a transferência de energias sutis de um doador para um receptor. A diferença é que, nesse caso, os resultados, mais do que simples bem-estar e reequilíbrio, podem trazer cura para doenças como o câncer. 
"Entendemos que toda doença é precedida de um estresse que debilita emocional, espiritual e fisicamente o ser humano." explica Adilson Maestri, terapeuta da instituição Nosso Lar. " Assim, qualquer patologia pode ser tratada, mas a cura depende da disposição do paciente para se curar, do estágio em que a doença se encontra e da interação com a medicina científica, pois toda pessoa que nos procura é alertada para não dispensar o tratamento convencional."

Johrei: Energias de saúde e felicidade
Outra técnica de cura que também envolve a transmissão de energias é o johrei, terapia espiritual praticada e difundida pelos seguidores da Igreja Messiânica. O método foi criado pelo comerciante japonês Mokiti Okada, fundador da religião. A terapia não serve apenas para restaurar a saúde, mas para colocar o receptor em contato com a felicidade, a prosperidade , a paz e a nobreza de sentimentos.

Frequências de Brilho
Método terapêutico ainda pouco difundido no Brasil, as frequências de brilho, criadas pela terapeuta americana Crhristine Day, também visam restaurar a energia vital, eliminando dores e doenças. O paciente deita-se em uma maca enquanto o terapeuta toca o corpo levemente, ativando pontos específicos, que despertam energeticamente as células, fazendo com que voltem a funcionar de maneira saudável.
"As frequências são energias sutis aplicadas com a finalidade de recuperar a saúde. O tratamento é especialmente recomendado para quem tem problemas relacionados ao sistema nervoso", afirma a terapeuta Dirce Katayama, do Núcleo Ser, em São Paulo.

FONTE: Revista Bons Fluídos. Edição de Aniversário: abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário