segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Dicas de Energização para o Dia-a-Dia





Nossas energias estão em constante processo de mudança, e muitas vezes ela pode estar em uma frequência alta ou baixa, dependendo do nosso nível de stress, alimentação, atividades físicas, exposições a energias negativas, entre diversos outros fatores que pode afetar nesse sentido.

Abaixo seguem algumas dicas de prevenção e também para aumentar sua energia no dia-a-dia:

1. Para obter o máximo de energia, não deixe de dormir pelo menos sete horas seguidas. O quarto deve ter temperatura agradável, ser silencioso e escuro. Estabeleça uma rotina para dormir: tome um banho relaxante, leia um livro, beba leite morno. Evite excesso de cafeína durante o dia e não exagere na comida, nem nos exercícios à noite, pois podem interferir no sono.

2. Tente meditar um pouco todos os dias. A prática da meditação transcedental pode se encaixar em qualquer rotina. Ela dura apenas vinte minutos, duas vezes ao dia, utiliza uma série de mantras que aquietam a mente e nos leva a níveis mais profundos de consciência, instaurando um sentimento de relaxamento profundo, embora totalmente alerta. Ao mesmo tempo, proporciona um sentimento de energização física e mental.

3. Ria mais! Ao rir, liberamos substâncias químicas de bem-estar no cérebro, como as endorfinas, que ajudam a aliviar a ansiedade e a tensão, neutralizando os hormônios de estresse e trazendo um novo alento. Segundo alguns estudos, pessoas que riem todos os dias tem maior imunidade.

4. Seja positivo. Pesquisas mostram que pessoas com maior energia mental e menos doenças relacionadas a estresse tem mais autoconfiança. Elas acreditam que podem influenciar as situações em vez de ser controladas por elas, e encaram as mudanças como desafios bem-vindos e não ameaças a temer.

5. Exercite a mente sempre que possível. Faça palavras cruzadas ou contas de cabeça. A atividade mental é necessária para aumentar a energia. Segundo pesquisas, o QI chega ao máximo aos 26 anos e permanece constante até, pelo menos, os 40 anos. A força de raciocínio pode continuar a melhorar com a experiência, mas o potencial para trabalhar com números diminui com a falta de prática. As pessoas em posições que demandam o uso do intelecto parecem experimentar mais tardiamente a queda de QI do que aquelas cujo trabalho não envolve tanto raciocínio.

6. Se você fica fechado entre quatro paredes o dia inteiro, tente sair pelo menos uma vez ao dia  para tomar sol e respirar ar fresco. Dê uma volta no quarteirão no horário de almoço, por exemplo. O exercício e o ar fresco revigoram, e a luz natural exerce efeitos benéficos nas funções cerebrais. Essa pequena caminhada vai fazer com que se sinta renovado.

7. Em vez de tomar uma taça de vinho tinto às refeições, tome suco de uva, pois contém antioxidante e frutose (açúcar das frutas), que aumenta a energia, enquanto o vinho entorpece a mente.

8. Permita-se um tratamento de acupressão para aclarar a mente. Encontre poo ponto entre as sobrancelhas,no meio da testa. Massageie este ponto aplicando pressão firme e movendo o dedo em pequenos círculos tanto em sentido horário, quanto em anti-horário. Isso ajuda a reduzir o excesso de qi estagnado. Pratique durante três minutos.

9. Tenha sempre à mão um lanchinho que proporcione o aumento instantâneo de energia, como uma banana ou um punhado de uvas-passas.

10. Em casa, instale lâmpadas que forneçam luz num comprimento de onda similar ao natural. Além de ser benéfica para você, ajudará as plantas da casa a crescerem melhor.



Fonte de pesquisa: Vida Saudável. Fontes de Energia - Técnicas para revitalizar o corpo e a mente. Sarah Brewer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário