quarta-feira, 27 de março de 2013

Medicina natural - Conheça as principais terapias complementares



A Medicina Natural vem sendo cada vez mais procurada nos dias de hoje, por vários motivos. 
Quando se opta por um tratamento pela medicina convencional, escolhe-se tratar a doença em si e não o doente, por outro lado, quando se opta por um tratamento pela medicinal natural, busca-se tratar o ser como um todo, agindo nos males que causam a enfermidade e não apenas na doença em si.  Enquanto a primeira visa fundamentalmente à cura para determinado mal (e muitas vezes não consegue encontrá-la) a segunda, menos invasiva e quase sempre menos danosa, busca restabelecer a saúde, equilibrando o paciente como um todo, para então alcançar seu bem-estar.
Abaixo listamos as principais técnicas da medicina natural e suas finalidades e principais benefícios:

Acupuntura: 

A acupuntura é um técnica milenar da medicina tradicional chinesa que utiliza o método de estimulação de pontos do corpo com o uso de agulhas especiais. Para os chineses, ao estimular os pontos faz-se circular a energia vital através de canais conhecidos como meridianos. A técnica trata situações dolorosas como artrite, dor nas costas, reumatismo, ansiedade, problemas respiratórios, distúrbios digestivos e insônia. 

Aromaterapia:

É o tratamento das doenças com óleos essenciais, substâncias medicinais retiradas de plantas e árvores que podem ser inaladas, usadas em banhos, massagens e compressas. Parte do princípio que o olfato está diretamente ligado ao cérebro, propiciando assim um efeito imediato. Não tem contra-indicações e pode ser usada por pessoas de todas as idades. Serve para doenças crônicas ou recorrentes, depressão, ansiedade, dor de cabeça, insônia, problemas de pele e artrite. 

Auriculoterapia:

É forma de acupuntura, segundo a qual é possível atingir todo o corpo pressionando apensas os pontos da orelha, onde localizam-se cerca de 200 pontos que enviam "ondas curativas" para os órgãos doentes. Serve para diversos tipos de dependência, como alcoolismo e tabagismo, artrite, asma, indigestão, enxaqueca, distúrbios psiquiátricos e urinários.

Cromoterapia:

É também chamada de medicina quântica, defende que as cores podem influenciar os estados mentais e reverter problemas de saúde. Para seus seguidores, o corpo recebe os diferentes componentes eletromagnéticos da luz e produz sua própria aura. Assim, um corpo doente emite um padrão desequilibrado de vibrações. O terapeuta trabalha para devolver o equilíbrio emitindo cores que, ao chegarem ao sistema nervoso, estimulam a produção de hormônios que controlam o equilíbrio químico e energético. Serve para qualquer pertubação mental, emocional, metabólica ou física, especialmente enxaquecas, problemas de pele, asma, insônia, estresse, depressão, hipertensão e falta de energia.

Fitoterapia:

É o tratamento de doenças com remédios elaborados com plantas medicinais. Serve para diversas finalidades, desde dores simples e TPM até doenças mais graves. A fitoterapia também pode causar efeitos colaterais, por isso, deve ser conduzida por um médico.

Florais de Bach:

São preparados à base de plantas silvestres estudadas pelo médico inglês Edward Bach. Ele descobriu que certas flores continham uma essência medicinal, ativada pelo sol e impregnada no orvalho da manhã. E criou método para captação dos florais, no qual deixava flores recém-colhidas flutuando ao sol em água limpa. Hoje, esses remédios são conhecidos e fabricados em todo o mundo. Hoje esses remédios são conhecidos e fabricados em todo o mundo. A terapia trata o indivíduo como um todo, melhorando distúrbios físicos e psicológicos. Serve para tensão, medo, baixa auto-estima, desesperança, depressão, pessimismo, indecisão, apatia, pânico e amargura.

Ioga:

É um sistema milenar de treino espiritual, mental e físico que surgiu na índia. Sua filosofia prega que é necessário reforçar os exercícios físicos para desenvolver a mente. Há diversas linhas, mas de forma geral, acredita-se que certas posturas combinadas a técnicas de respiração e de meditação proporcionam mais energia e levam a um estado superior de consciência. Server para problemas decorrentes do estresse, doenças do coração, asma, tensão, dor de cabeça, nas costas, hipertensão, bronquite, acidez estomacal, artrite, ansiedade, enxaqueca, insônia, tabagismo e alcoolismo. 

Iridologia:
É um sistema de diagnóstico pela observação da íris. Os terapeutas relacionam áreas da íris com partes do corpo e, por meio de manchas e alterações, localizam a origem dos problemas de saúde. A íris esquerda corresponde ao lado esquerdo do corpo e a direita, ao lado direito. Manchas brancas advém de inflamações e estresse. já as escuras indicam que determinada parte do corpo não funciona bem. Muitos dos terapeutas fazem apenas diagnósticos e encaminham o paciente a outro especialista, no caso um médico, para tratamento.

Meditação:
É uma prática Milenar de origem indiana que visa à libertação das tensões e preocupações cotidianas. O objetivo é interromper o fluxo contínuo do pensamento, concentrando-se em um único foco, como a respiração. para os adeptos, esses momentos de quietude favorecem o autoconhecimento e o equilíbrio físico e espiritual. Algumas técnicas se utilizam de mantras para alcançar o estado meditativo. É comum entre  os budistas e praticantes de ioga. Serve para aliviar a tensão e a ansiedade e, assim, amenizar os problemas decorrentes, como a hipertensão e a depressão. 

Musicoterapia:
É a utilização da música como elemento terapêutico para relaxar, aliviar angústia e exprimir sentimentos. Muito útil para pacientes com eficiências físicas e mentais. Serve para combater o estresse, resolver problemas de aprendizagem em crianças, dificuldades motoras, depressão, ansiedade e autismo. 



Radiestesia:
Usa instrumentos específicos para promover a cura a distância, como o pêndulo e a forquilha. Baseia-se em padrões de energia que seriam emitidos por todas as formas de matéria. Acredita-se que distorções nesses padrões podem indicar doenças. Ao prescrever um tratamento, o terapeuta procura corrigir as causas dessas desarmonia, estimulando forças curativas que são consideradas inerentes a todos. Serve para doenças causadas por desequilíbrio físico e mental e distúrbios como insônia, ansiedade e apatia.

Reiki: 
É um método de cura natural pelo meio da imposição das mãos. Rei significa universal e Ki, a força da energia vital . O Reiki consiste na ativação e no direcionamento da energia vital universal para promover o equilíbrio energético e o bem-estar. Parte do princípio que essa energia é uma luz invisível que anima todos os corpos, portanto, a sua falta gera enfermidade. Serve para o tratamento e a prevenção de doenças, equilíbrio, energização corporal. Gera bem-estar físico, mental e emocional. Alivia a dor, reduz o estresse e desperta a autoconfiança.

Reflexologia:
Para os reflexologistas, os pés são um espelho para o organismo. As diferentes partes dos pés estariam relacionadas aos órgãos. Dessa forma, ao massagear certos pontos, os terapeutas conseguiram desbloquear os canais de energia e fazê-la fluir livremente curando doenças. Serve para dores de cabeça, indigestão, estresse, distúrbios menstruais, doenças do coração, hipertensão e esclerose múltipla.

Terapia das pedras quentes: 

É a aplicação da termoterapia usando pedras aquecidas de efeito penetrante. A temperatura é adaptada individualmente a cada caso e as pedras quando em contato com os músculos transmitem energia que conecta com a força interior.
Desde os primórdios somos atraídos para a energia das pedras, criamos monumentos e até esculpimos nossos deuses nas pedras. Muitas culturas ensinam que as pedras guardam lembranças de tudo que aconteceu no planeta.
Algumas pessoas usam as pedras com forma de talismãs para a cura, saúde e relacionamentos. Não se sabe exatamente onde e quando começou o uso das pedras com fins curativos e terapêuticos, mas os mais antigos dos povos já reconhecia o poder das pedras.

A Terapia surgiu há dois anos no Brasil e vem ganhando seu espaço, sendo benéfica para aliviar tensões, tratamento do estresse, equilíbrio energético e bem-estar de uma forma geral.

Técnicas de Relaxamento Induzido:

Envolve a aplicação de recursos de organização do ambiente, áudio, voz e textos específicos para auxiliar no relaxamento mental e estimular os processos motivacionais internos da pessoa atendida. Melhora a auto-estima e a moral. Auxilia no tratamento de estresse, depressão, insônia, e produz o bem-estar de uma forma generalizada.
Estas técnicas podem ser utilizadas como processo terapêutico ou como técnica complementar a qualquer uma das outras técnicas de terapia manual.



Busque conhecer um pouco mais sobre as terapias naturais e opte por aquela que melhor se adequar as suas necessidades, e de acordo com o que você mais se identifica. Antes de qualquer coisa é necessário que o paciente esteja disposto a buscar sua cura, e se sinta bem com o meio que lhe é proposto. O bem-estar é fundamental. Sempre buscando o tratamento do ser como um todo, agindo nos males que causam a doença ou mau estar e não apenas da doença em si. Medicina natural representa equilíbrio entre corpo, mente e espírito. 

Para conhecer mais sobre o Reiki ou agendar uma sessão, entre em contato conosco pelo e-mail reikiecoracao@hotmail.com, ou pelo fone (47)3326-2636. 


Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki

FONTE: Revista Estilo Natural nº 22. Manual de Medicina Natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário