quarta-feira, 27 de março de 2013

Medicina natural - Conheça as principais terapias complementares



A Medicina Natural vem sendo cada vez mais procurada nos dias de hoje, por vários motivos. 
Quando se opta por um tratamento pela medicina convencional, escolhe-se tratar a doença em si e não o doente, por outro lado, quando se opta por um tratamento pela medicinal natural, busca-se tratar o ser como um todo, agindo nos males que causam a enfermidade e não apenas na doença em si.  Enquanto a primeira visa fundamentalmente à cura para determinado mal (e muitas vezes não consegue encontrá-la) a segunda, menos invasiva e quase sempre menos danosa, busca restabelecer a saúde, equilibrando o paciente como um todo, para então alcançar seu bem-estar.
Abaixo listamos as principais técnicas da medicina natural e suas finalidades e principais benefícios:

Acupuntura: 

A acupuntura é um técnica milenar da medicina tradicional chinesa que utiliza o método de estimulação de pontos do corpo com o uso de agulhas especiais. Para os chineses, ao estimular os pontos faz-se circular a energia vital através de canais conhecidos como meridianos. A técnica trata situações dolorosas como artrite, dor nas costas, reumatismo, ansiedade, problemas respiratórios, distúrbios digestivos e insônia. 

Aromaterapia:

É o tratamento das doenças com óleos essenciais, substâncias medicinais retiradas de plantas e árvores que podem ser inaladas, usadas em banhos, massagens e compressas. Parte do princípio que o olfato está diretamente ligado ao cérebro, propiciando assim um efeito imediato. Não tem contra-indicações e pode ser usada por pessoas de todas as idades. Serve para doenças crônicas ou recorrentes, depressão, ansiedade, dor de cabeça, insônia, problemas de pele e artrite. 

Auriculoterapia:

É forma de acupuntura, segundo a qual é possível atingir todo o corpo pressionando apensas os pontos da orelha, onde localizam-se cerca de 200 pontos que enviam "ondas curativas" para os órgãos doentes. Serve para diversos tipos de dependência, como alcoolismo e tabagismo, artrite, asma, indigestão, enxaqueca, distúrbios psiquiátricos e urinários.

Cromoterapia:

É também chamada de medicina quântica, defende que as cores podem influenciar os estados mentais e reverter problemas de saúde. Para seus seguidores, o corpo recebe os diferentes componentes eletromagnéticos da luz e produz sua própria aura. Assim, um corpo doente emite um padrão desequilibrado de vibrações. O terapeuta trabalha para devolver o equilíbrio emitindo cores que, ao chegarem ao sistema nervoso, estimulam a produção de hormônios que controlam o equilíbrio químico e energético. Serve para qualquer pertubação mental, emocional, metabólica ou física, especialmente enxaquecas, problemas de pele, asma, insônia, estresse, depressão, hipertensão e falta de energia.

Fitoterapia:

É o tratamento de doenças com remédios elaborados com plantas medicinais. Serve para diversas finalidades, desde dores simples e TPM até doenças mais graves. A fitoterapia também pode causar efeitos colaterais, por isso, deve ser conduzida por um médico.

Florais de Bach:

São preparados à base de plantas silvestres estudadas pelo médico inglês Edward Bach. Ele descobriu que certas flores continham uma essência medicinal, ativada pelo sol e impregnada no orvalho da manhã. E criou método para captação dos florais, no qual deixava flores recém-colhidas flutuando ao sol em água limpa. Hoje, esses remédios são conhecidos e fabricados em todo o mundo. Hoje esses remédios são conhecidos e fabricados em todo o mundo. A terapia trata o indivíduo como um todo, melhorando distúrbios físicos e psicológicos. Serve para tensão, medo, baixa auto-estima, desesperança, depressão, pessimismo, indecisão, apatia, pânico e amargura.

Ioga:

É um sistema milenar de treino espiritual, mental e físico que surgiu na índia. Sua filosofia prega que é necessário reforçar os exercícios físicos para desenvolver a mente. Há diversas linhas, mas de forma geral, acredita-se que certas posturas combinadas a técnicas de respiração e de meditação proporcionam mais energia e levam a um estado superior de consciência. Server para problemas decorrentes do estresse, doenças do coração, asma, tensão, dor de cabeça, nas costas, hipertensão, bronquite, acidez estomacal, artrite, ansiedade, enxaqueca, insônia, tabagismo e alcoolismo. 

Iridologia:
É um sistema de diagnóstico pela observação da íris. Os terapeutas relacionam áreas da íris com partes do corpo e, por meio de manchas e alterações, localizam a origem dos problemas de saúde. A íris esquerda corresponde ao lado esquerdo do corpo e a direita, ao lado direito. Manchas brancas advém de inflamações e estresse. já as escuras indicam que determinada parte do corpo não funciona bem. Muitos dos terapeutas fazem apenas diagnósticos e encaminham o paciente a outro especialista, no caso um médico, para tratamento.

Meditação:
É uma prática Milenar de origem indiana que visa à libertação das tensões e preocupações cotidianas. O objetivo é interromper o fluxo contínuo do pensamento, concentrando-se em um único foco, como a respiração. para os adeptos, esses momentos de quietude favorecem o autoconhecimento e o equilíbrio físico e espiritual. Algumas técnicas se utilizam de mantras para alcançar o estado meditativo. É comum entre  os budistas e praticantes de ioga. Serve para aliviar a tensão e a ansiedade e, assim, amenizar os problemas decorrentes, como a hipertensão e a depressão. 

Musicoterapia:
É a utilização da música como elemento terapêutico para relaxar, aliviar angústia e exprimir sentimentos. Muito útil para pacientes com eficiências físicas e mentais. Serve para combater o estresse, resolver problemas de aprendizagem em crianças, dificuldades motoras, depressão, ansiedade e autismo. 



Radiestesia:
Usa instrumentos específicos para promover a cura a distância, como o pêndulo e a forquilha. Baseia-se em padrões de energia que seriam emitidos por todas as formas de matéria. Acredita-se que distorções nesses padrões podem indicar doenças. Ao prescrever um tratamento, o terapeuta procura corrigir as causas dessas desarmonia, estimulando forças curativas que são consideradas inerentes a todos. Serve para doenças causadas por desequilíbrio físico e mental e distúrbios como insônia, ansiedade e apatia.

Reiki: 
É um método de cura natural pelo meio da imposição das mãos. Rei significa universal e Ki, a força da energia vital . O Reiki consiste na ativação e no direcionamento da energia vital universal para promover o equilíbrio energético e o bem-estar. Parte do princípio que essa energia é uma luz invisível que anima todos os corpos, portanto, a sua falta gera enfermidade. Serve para o tratamento e a prevenção de doenças, equilíbrio, energização corporal. Gera bem-estar físico, mental e emocional. Alivia a dor, reduz o estresse e desperta a autoconfiança.

Reflexologia:
Para os reflexologistas, os pés são um espelho para o organismo. As diferentes partes dos pés estariam relacionadas aos órgãos. Dessa forma, ao massagear certos pontos, os terapeutas conseguiram desbloquear os canais de energia e fazê-la fluir livremente curando doenças. Serve para dores de cabeça, indigestão, estresse, distúrbios menstruais, doenças do coração, hipertensão e esclerose múltipla.

Terapia das pedras quentes: 

É a aplicação da termoterapia usando pedras aquecidas de efeito penetrante. A temperatura é adaptada individualmente a cada caso e as pedras quando em contato com os músculos transmitem energia que conecta com a força interior.
Desde os primórdios somos atraídos para a energia das pedras, criamos monumentos e até esculpimos nossos deuses nas pedras. Muitas culturas ensinam que as pedras guardam lembranças de tudo que aconteceu no planeta.
Algumas pessoas usam as pedras com forma de talismãs para a cura, saúde e relacionamentos. Não se sabe exatamente onde e quando começou o uso das pedras com fins curativos e terapêuticos, mas os mais antigos dos povos já reconhecia o poder das pedras.

A Terapia surgiu há dois anos no Brasil e vem ganhando seu espaço, sendo benéfica para aliviar tensões, tratamento do estresse, equilíbrio energético e bem-estar de uma forma geral.

Técnicas de Relaxamento Induzido:

Envolve a aplicação de recursos de organização do ambiente, áudio, voz e textos específicos para auxiliar no relaxamento mental e estimular os processos motivacionais internos da pessoa atendida. Melhora a auto-estima e a moral. Auxilia no tratamento de estresse, depressão, insônia, e produz o bem-estar de uma forma generalizada.
Estas técnicas podem ser utilizadas como processo terapêutico ou como técnica complementar a qualquer uma das outras técnicas de terapia manual.



Busque conhecer um pouco mais sobre as terapias naturais e opte por aquela que melhor se adequar as suas necessidades, e de acordo com o que você mais se identifica. Antes de qualquer coisa é necessário que o paciente esteja disposto a buscar sua cura, e se sinta bem com o meio que lhe é proposto. O bem-estar é fundamental. Sempre buscando o tratamento do ser como um todo, agindo nos males que causam a doença ou mau estar e não apenas da doença em si. Medicina natural representa equilíbrio entre corpo, mente e espírito. 

Para conhecer mais sobre o Reiki ou agendar uma sessão, entre em contato conosco pelo e-mail reikiecoracao@hotmail.com, ou pelo fone (47)3326-2636. 


Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki

FONTE: Revista Estilo Natural nº 22. Manual de Medicina Natural.


segunda-feira, 25 de março de 2013

O Chakra Cardíaco



Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o chakra cardíaco e sua interferência em nosso corpo físico e reflexos em todos os setores de nossas vidas.

O chakra cardíaco, localiza-se em nosso corpo físico no centro do peito, junto ao coração, e possui as cores, rosa, verde e dourada. 
Está relacionado a dar e receber amor e ajuda e fisicamente é ligado aos pulmões, coração, braços e mãos, estando também associado à glândula timo e sistema imunológico. 
Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção.
Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.
O chakra cardíaco liga o corpo e a mente ao espírito. Rege a capacidade da pessoa de amar a si mesma e aos outros de dar e receber.

O rosa é a cor predominante das flores usadas em essências, encontramos aqui a capacidade de compreender e compartilhar as coisas, de nos sintonizarmos e de vibrar em conjunto. Também nos damos conta da beleza da natureza – aqui imagens, palavras e sons são transformados em sentimentos. 
Mágoas profundas podem causar bloqueios na aura, chamadas de cicatrizes do coração, e quando vem a tona despertam as dores mais profundas; mas também liberam o coração, curando-o desenvolvendo a sensibilidade e possibilitando um novo crescimento.

Esse é o chakra que está diretamente ligado aos nossos sentimentos e emoções, sendo o  mais afetado por qualquer desequilíbrio emocional.
Quando existe um bloqueio nesse chakra, a pessoa tende a se sentir depressiva, angustiada, irritada e com pontadas no peito, justamente porque é esse chakra que comanda o coração, seu ritmo, válvulas e sangue.
Todo e qualquer processo de cura deve começar sempre pelo coração, pois ele é o ele que transforma as energias físicas dos chakras inferiores em energias espirituais, alimentando os chakras superiores. É a sede do amor próprio e pelos outros, da amabilidade e do saber perdoar. Seu desequilíbrio gera hostilidades, egoísmo, sentimentos de culpa e necessidade de controlar o outro.
Se você sente dores no peito, possui dificuldades de auto-aceitação e em receber o amor dos outros, procure estar mais atento ao seu coração, pois pode haver um desequilíbrio em seu chakra cardíaco.
Para o realinhamento e reenergização desse chakra, você pode trabalhar com a energia dos cristais, com a prática da meditação e também com a Terapia de Reiki.
Em relação aos cristais, os mais indicados para esse chakra são o cristal transparente e o quartzo rosa, mas você também pode utilizar outros, de acordo com as energias que mais precisam ser trabalhadas em você. Para conhecer melhor as energias de cada cristal leia o nosso post sobre a Cristaloterapia.
A meditação também é muito benefíca para se rearmonizar tanto esse chakra, quanto qualquer outro. Meditação é autoconhecimento e conhecendo melhor ao nosso interior conseguimos retomar o equilíbrio sobre o corpo, a mente e o espírito. Existem algumas meditações guiadas específicas para se trabalhar a energia desse chakra e elas podem ser bastante úteis para quem ainda não tem o hábito de meditar.
A Terapia de Reiki também é uma ótima alternativa, que irá trabalhar não somente a energia do chakra cardíaco, mas também de todos os outros, harmonizando-o com os demais e devolvendo o equilíbrio e harmonia interior. Para informações sobre sessões você pode entrar em contato pelo e-mail reikiecoracao@hotmail.com.
O mais importante é estarmos cientes de que  as energias do chakra cardíaco, inflluenciam em nossos corpos físico, mental e emocional, e que os problemas gerados pelo desequilíbrio nesse chakra, assim como em qualquer outro, tem solução, e ela está dentro de nós mesmos. Para isso, precisamos nos auto-ajudar e permitirmos que sejamos auxiliados nesse processo de cura e restabelecimento da saúde energética como um todo.
Amor e compreensão própria e para com os outros são as palavras-chave.

***Paz e luzzz***


Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki





sexta-feira, 22 de março de 2013

O Pensamento e a Cura



Você já ouviu falar na autocura, ou na possibilidade de curar as próprias doenças por meio do pensamento?
Em uma primeira análise, pode parecer estranho, ou mesmo duvidoso, mas existe a crença de que as doenças se manifestam apenas quando pensamos nelas e de que pensamentos negativos são responsáveis pela evolução de doenças. 
Esse conceito foi estudado e ampliado por Louise Hay, conhecida como uma das fundadoras do conceito "autoajuda" e autora do livro "Cure o seu corpo".
De acordo com a autora, o que pensamos sobre nós torna-se uma verdade. Dessa forma, cada pensamento está sempre criando o nosso futuro. O "ponto do poder" está sempre no momento presente, pois ele é responsável pela criação do futuro, o amanhã. O passado já acabou e não pode ser modificado. Os pensamentos provocam emoções que podem ser positivas ou negativas. Querendo ou não, somos nós que escolhemos nossos pensamentos.
Sentimentos como ressentimento crítica, culpa e medo causam mais problemas que qualquer outra coisa na vida das pessoas. Isso porque, quanto mais os sentimentos são negativos, menos a nossa vida funciona. As sensações provocadas por pensamentos negativos, geralmente surgem por culparmos os outros por nossa infelicidade. É preciso entender que somos 100% responsáveis por nossas vidas e não temos a quem culpar.
Segundo Louise Hay, todos os nossos problemas só podem ser solucionados por meio do amor a si mesmo. Para ela, o amor por nós mesmos opera milagres em nossas vidas. Por isso é importante não se criticar, não se sentir culpado, não ter medo.
A autora recomenda em sua obra a realização de uma faxina mental, em que algumas crenças que dirigem nossas vidas devem ser reexaminadas. Fazer uma limpeza mental é quase o mesmo que fazer uma faxina em um cômodo da sua casa. É preciso retirar todas as coisas do lugar, fazer a limpeza, separar o que não serve mais e organizar tudo novamente.
Na faxina mental, algumas crenças guardadas serão colocadas para fora. Pensamentos e crenças enraizados em seu eu que limitam sua ação e abalam seu amor próprio devem ser jogados fora. Aprender a dizer não a pessoas e situações, quebrar padrões impostos desde a infância, rever suas leis pessoais fazem parte da faxina mental.
Nesse momento o desapego é a palavra-chave. Desapegue-se do que não serve mais para a sua vida. Sentimentos como culpa, falta de confiança e preocupações com o amanhã, devem ser retirados de sua vida . Para Louise, ressentimento abrigado por longo tempo pode devorar o corpo e se tornar a doença que chamamos de câncer. De acordo com a autora, a crítica como hábito permanente leva ao aparecimento da artrite. A culpa sempre procura punição e a punição cria a dor. O medo e a tensão que ele produz podem criar coisas como calvície, úlceras e até mesmo dores nos pés. 
As doenças de nosso corpo são criadas por nós e, como tudo na vida, são o reflexo de nossos pensamentos e crenças interiores. Dessa forma, nosso corpo sempre fala conosco. Precisamos apenas parar e ouvi-lo.
Da mesma forma, a autora acredita que podemos mudar nossa atitude com relação ao passado. O passado é passado. Não podemos mudá-lo no presente. Todavia, podemos modificar nossos pensamentos sobre o passado. 
Se escolhermos acreditar que somos vítimas indefesas e que tudo é inútil, o Universo nos apoiará nessa crença e cairemos ainda mais fundo. É essencial que nos liberemos dessas e ideias e crenças que só produzem energias negativas em nosso ser. 
Para isso, devemos estar dispostos a perdoar a todos, inclusive a nós mesmos. O simples fato de dizermos que estamos dispostos a perdoar gera o início do processo de cura.

*Perdoar é um ato de amor e sabedoria, o ato de perdoar liberta e transmuta as energias negativas em positivas, e possui um papel fundamental no processo de cura das doenças e transtornos em todos os níveis.
Tudo se resolve com amor. O amor é a chave para todos os males. Amar a si mesmo, aceitar-se e perdoar-se é o primeiro passo em busca da cura. Amar ao próximo e tudo o que está ao seu redor será uma consequência de sua atitude de amor próprio. Tudo começa de dentro para fora. É necessário que primeiramente conheçamos a nós mesmos e nos amemos, observando tudo que há de bom dentro de nós. Ame-se!


Carolina Bonanomi
Terapeuta de  Reiki


FONTE: Revista Sexto Sentido Especial: Prosperidade e a Lei da Atração.

quarta-feira, 20 de março de 2013

A Importância e os Benefícios de uma Respiração Correta





Você já prestou atenção em sua respiração?
Realmente, não é um hábito muito comum entre as pessoas, prestar muita atenção ao fluxo de ar entrando e saindo do próprio corpo. Mas a ciência sempre soube  o reconhecer o poder desse processo involuntário. E provou que, feita da maneira adequada, a respiração proporciona bem-estar, melhora a qualidade de vida e até auxilia no tratamento de doenças.
No entanto, a maioria das pessoas se dá conta da importância da respiração no momento em que tem dificuldade para realizá-la, seja por um distúrbio ou um simples resfriado.
Quando somos bebês, respiramos perfeitamente. Conforme vamos crescendo, o estresse e os problemas emocionais e físicos começam a interferir nesse processo e nem nos damos conta disso.
Podemos permanecer semanas sem comida, alguns dias sem água, mas apenas alguns segundos sem ar. Alguns resistem dois minutos, outros um pouco mais, mas esse pequeno lapso sem ar, nos mostra o quanto ele é vital para o organismo.
Todas as nossas células precisam de oxigênio, mas o cérebro, que tem cerca de 2% da nossa massa, consome 20% do gás que inalamos. Por isso, se alguém aperta a nossa garganta por 20 segundo, apagamos imediatamente.
Mesmo sendo mais sutil do que nos casos extremos de falta de ar, respirar mal, pode colocar em risco a saúde.
Quando passamos por situações de tensão, somos sempre orientados a respirar fundo, para que possamos nos acalmar. Esse conselho possui um embasamento científico. Pesquisadores já constataram que, quando respiramos de maneira lenta e profunda, nosso cérebro recebe uma mensagem tranqüilizadora, há uma redução na freqüência cardíaca e na quantidade de hormônios do estresse na circulação e a pressão arterial despenca, proporcionando uma sensação de calma, e combatendo a ansiedade, a angústia e o nervosismo.
Além de levar oxigênio para as células, o que é vital para o nosso organismo, o ato de respirar promove a saída de gás carbônico, ajudando a eliminar toxinas. A inspiração energiza e a expiração relaxa e, se o processo é feito com consciência, traz muitos benefícios para o corpo e a mente. Por outro lado, se a respiração for continuamente curta e acelerada, todas as células do corpo sofrem. Qualquer um de nós, depende de um bom ritmo respiratório para manter criatividade e agilidade mental, fundamentais para o sucesso.
Algumas pesquisas já indicam que uma respiração correta auxilia, inclusive no tratamento de algumas doenças, como a pressão alta, a insônia, rinite, azia, distúrbios de  ansiedade e até mesmo em casos de dor crônica.
A respiração é um simples ato que sendo utilizado da forma correta, por nos trazer muitos benefícios.

A seguir, algumas dicas de como respirar corretamente e  exercícios para equilibrar e aumentar a energia.

Dicas básicas:

O primeiro passo é começar a prestar mais atenção na sua respiração. Isso aumenta a sua percepção do corpo. Tomar um banho morno, sentar-se em um ambiente tranqüilo, fechar os olhos e tomar consciência da própria respiração já ajuda bastante. Sempre que possível, inspire e expire pelo nariz. Mantenha a coluna alinhada e respire pausadamente, levando o ar até os pulmões, sem pressa. Sinta o ar entrando pelo nariz, passando pelo peito e chegando ao baixo ventre, ativando toda a musculatura abdominal. A barriga deve ser projetada para fora, sem que o peito fique estufado. Faça uma pequena pausa, e em seguida, esvazie os pulmões, conduzindo o ar pelo caminho inverso e contraindo o abdômen. Faça o movimento por alguns minutos e sinta os batimentos cardíacos diminuírem e a mente se aquietar. Repita o exercício  por cerca de dez minutos algumas vezes ao dia. Em algum tempo, esse padrão respiratório se tornará automático. Se preferir, faça o exercício deitada ou de costas, com os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão.

Para acalmar as emoções

1. Deite-se de costas e coloque as mãos sobre o abdômen. Inspire, enchendo essa região de ar, e expire, esvaziando-a totalmente. Faça o exercício cinco vezes. Em seguida, leve as mãos para a parte torácica e repita o processo, dessa vez trazendo o ar para essa parte do corpo. Então, apóie as mãos sobre as clavículas e faça o mesmo movimento, inflando agora essa região. Por fim, junte as três respirações, inspirando e enchendo o abdômen de ar, depois a região torácica e, por fim, as clavículas. Expire e repita.

2. De pé, inspire profundamente três níveis e expire rapidamente liberando o ar ao mesmo tempo em que solta o som “ah”. Repita dez vezes.

Para  aumentar suas energias
Esta técnica, proveniente da ashtanga e da raja ioga, revitaliza o corpo, purifica as células, tonifica a pelo e equilibra o sistema nervoso. Comece de pé, com o corpo ereto, as pernas ligeiramente afastadas e os braços soltos ao longo do tronco. Inspire suavemente pelo nariz, erga os braços e leve as mãos para a nuca, dobrando os cotovelos. Em seguida, solte o ar pela boca de forma espontânea e leve os braços à posição inicial. Repita de 15 a 20 vezes, aproximadamente três vezes por semana. Para obter melhores resultados, faça os exercícios preferencialmente de manhã ou à noite.


* Tente dar um pouco mais de atenção à sua respiração, comece simplesmente observando, observando o fluxo de ar saindo e entrando, comece aos poucos e tente usar uma das técnicas sugeridas, os resultados certamente serão muito positivos.

***Paz e luzzz***

Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki


Visite também nossa página no facebook: http://www.facebook.com/ReikiCoracao

FONTE: Revista Bons Fluídos, abril de 2010. 

terça-feira, 19 de março de 2013

Entenda a Teoria da Sincronicidade: Nada acontece por acaso


Você já ouviu falar em sincronicidade?
A sincronicidade parte do princípio de que nada acontece por acaso. Tudo está interligado.
Dessa forma produzimos energias tanto para as nossas melhores "coincidências" como para as piores situações que podem ocorrer.
Alguns pequenos eventos em nosso dia-a-dia, coisas que acontecem sem explicação, envolvem o que chamamos de sincronicidade. Um telefonema de quem você já não via ou falava há muito tempo e precisava falar por algum motivo; pensar numa pessoa que não vê há anos e de repente encontrar com essa pessoa na rua, enfim, as chamadas "coincidências".
A explicação para esses eventos está no Universo e no cumprimento da Lei da Sincronicidade. O Universo, responde às visualizações da mente humana por que absorve essas energias que são geradas por nós. 
Tudo no Universo é energia, nós somos energia e o próprio Universo também é, assim, estamos interligados à tudo que ocorre dentro dele, atraindo para nós as situações que energeticamente produzimos por meio de nossos pensamentos.
A Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Gustav Jung, psicanalista suíço, usado para definir acontecimentos que se relacionam de forma não casual, também chamada de "Coincidências Significativas".
O seu princípio ainda é um mistério para muitas pessoas e tem sido denominado de maneiras diversas.O termo foi usado por Jung em sua teoria de que tudo no universo está interligado por um tipo de vibração que liga o mundo físico e não físico de forma sincrônica.
Essa teoria possui uma ligação direta com o conceito de inconsciente coletivo,  que seria um conjunto de memórias e experiências comuns que são armazenadas e compartilhadas pelos seres humanos.
Nos fenômenos sincrônicos, o tempo e espaço são relativos, se manifestando com maior frequência, quando estamos no que chamamos de estado alfa (quando a psique está funcionando num nível menos consciente), que ocorre com mais frequência durante meditações, durante o sono e durante a própria sessão de Reiki.
Jung definiu a sincronicidade como algo abrangente do todo. Para o pensador, a Sincronicidade está presente sempre que um fenômeno acontece dentro de uma pessoa e fora dela ao mesmo tempo, sem nenhum fundamento lógico. O "interior" e o "exterior" se combinam e formam um acontecimento.Como no caso de você sonhar com uma pessoa que já não vê há muito tempo, sem sequer ter se lembrado dela no dia anterior e no dia seguinte encontrar com ela em algum lugar totalmente inesperado, "por acaso".
Essa combinação ou troca de energia tem sido confirmada pela física moderna, a Física Quântica. 
Do ponto de vista fenomenológico, nenhum acontecimento pode ser isolado do fluxo de energia que envolve a realidade. Qualquer evento em qualquer lugar e em qualquer nível, influencia  e é influenciado por outras situações. Dessa forma sempre estamos movimentando e vivendo energias que se exteriorizam e criam outras.
Quem vive por exemplo, um momento em que enxerga toda a sua vida como uma grande nuvem escura, acaba exteriorizando isso de alguma forma. Isso pode se manifestar como uma energia negativa que irá ensejar um acontecimento também negativo, como uma doença, um acidente ou um desentendimento que causa profundo desgaste emocional, piorando ainda mais a situação.
Isso também ocorre nos relacionamentos. Quando pessoas que se relacionam, em qualquer nível, e passam a vibrar em frequências diferentes, esse desequilíbrio energético entre ambas pode acabar afastando-as.
Sendo assim, podemos entender por meio da Sincronicidade que como seres energéticos que somos, produzimos energias que levam a acontecimentos bons e ruins, de alguma forma tudo está interligado, tudo se relaciona, em diferentes graus energéticos, e todas essas energias acabam se exteriorizando, tanto as positivas, quanto as negativas.O que somos, refletimos no Universo e o Universo reflete em nós.
Isso acaba sendo um motivo para repensarmos algumas atitudes e nossa forma de encarar a vida, uma vez que sorte e azar estariam mais ligados ao nosso estado interior do que às "forças do destino." Mais um indício de que tudo acontece de dentro para fora, e de que preservando nosso interior estaremos mais sujeitos a atrair situações positivas para a nossa vida, ou ao menos que tenhamos mais sabedoria para  lidar com elas.

Deixo para reflexão uma frase de Osho:

Em si, a vida é neutra. Nós a fazemos bela, nós a fazemos feia; a vida é a energia que trazemos a ela.

***Paz, luzzz e positividade***


Carolina Bonanomi
Terapeuta de Reiki
CTR 049/13


FONTE: Revista Sexto Sentido Especial (Prosperidade e a Lei da Atração).

segunda-feira, 18 de março de 2013

A Terapia de Reiki em Síntese



Para facilitar o entendimento de quem ainda não sabe o que é o Reiki, mas tem interesse em conhecer a terapia, elaboramos esse post, com os pontos básicos do Reiki e seus benefícios, bem como informações sobre o agendamento de sessões e como elas funcionam.

A Terapia de Reiki, é uma terapia complementar que trabalha com a Energia Vital Universal, que é a energia que está presente em todo o Universo, dando vida a todas as coisas. A técnica é realizada por meio da imposição de mãos, em determinados pontos energéticos do corpo, denominados chakras. 
Todos nós possuímos chakras, e muitas vezes esses centros de energia acabam se desalinhando, desarmonizando-se com os demais. Isso pode ocasionar mau-estares de ordem física, mental e emocional.
O Reiki promove o reequilíbrio energético completo e rearmoniza os chakras, restabelecendo a saúde física, mental e emocional e também atuando de forma preventiva. Além disso, o Reiki promove um estado de relaxamento profundo, sensação de leveza, bem-estar de uma forma completa e paz interior. O Reiki também trabalha o autoconhecimento, e a conexão da pessoa com seu próprio eu, elevando a auto-estima, amenizando traumas e bloqueios emocionais, reduzindo o estresse e o nervosismo, entre outros.
O tratamento de Reiki irá variar de acordo com cada caso e as necessidades de cada pessoa em particular, no entanto, normalmente o tratamento é realizado de forma periódica (semanal, quinzenal, ou mensal) por apresentar melhores resultados. É claro, que tudo irá depender de uma avaliação conjunta do terapeuta com o paciente, observando suas necessidades e possibilidades. 
O tempo de cada sessão também irá variar de acordo com as necessidades de cada pessoa, mas em geral a aplicação da energia reikiana, dura em média 35-45 minutos.
O Reiki é totalmente indolor e não apresenta qualquer tipo de contra-indicação, podendo ser aplicado em pessoas de todas as idades. Em casos de doenças, atua em conjunto com o tratamento médico, auxiliando o processo de cura.

Entre os principais benefícios do Reiki estão:
 - Reequilíbrio energético;
- Autoconhecimento;
- Bem-estar físico, mental e emocional;
- Acalma e alivia o estresse;
- Equilibra as energias e a saúde;
- Ativa o sistema imunológico;
- Melhora a auto-estima;
- Melhora a memória;
- Atua como desintoxicante natural;
- Equilibra os hormônios e a ansiedade;
- Acelera o tratamento médico;
- Acelera o processo de cicatrização;
- Acalma as crianças estimulando a criatividade e aumentando o aprendizado;
- Equilibra os relacionamentos;
- Trata o ser como um todo e não simplesmente a causa do problema.



Se você deseja conhecer a terapia, entre em contato conosco. 

Estamos atendendo em Blumenau/SC, próximo a Alameda Rio Branco (Clínica Sueli Guedes).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: reikiecoracao@hotmail.com

Agendamentos de visitas na Clínica pelo fone: (47) 3326-2636.


Aguardamos sua visita!


Carolina Bonanomi
Reikiana nível II
CTR 049/13




domingo, 17 de março de 2013

A Lei da Atração



Você conhece a Lei da Atração?
A Lei da Atração é a capacidade que todo o ser humano tem de criar a realidade em que vive por meio de seus pensamentos e ações.
Grades sábios da humanidade concluíram que o pensamento, a mente, é o total determinante de nossas vidas. Buda afirmava: "tudo o que somos é o resultado de nossos pensamentos, com nossos pensamentos fazemos nosso mundo."
De acordo com a Lei da Atração, os pensamentos que estão dentro de sua cabeça, circulando 24 horas por dia, irão se manifestar no mundo real. Dessa forma, através de um processo de mentalização, seus desejos e vontades serão realizados.
As diversas teorias sobre a Lei da Atração  afirmam que os pensamentos e sentimentos criam um campo energético que vibra em uma determinada frequência que atrai vibrações e energias semelhantes.
Se estivermos tirstes ou apáticos,  mergulhados no medo ou na falta de sorte, vamos atrair situações com essa mesma vibração. Por outro lado, se nos mantivermos dispostos, confiantes, gratos e otimistas, atrairemos uma realidade que vibra nessa mesma frequência de energia.
Não há dúvida de que manifestações seguem pensamentos, uma vez que tudo tem início a partir deles. Entretanto, a maior parte das pessoas não somente não controla o que pensa, como também, sequer tem consciência dos pensamentos que ocupam a sua mente.
Os pensamentos quando alimentados de forma adequada tornam-se realidade no plano físico. Devemos trabalhar não na mudança de nosso comportamento, mas naquilo que está dentro de nossa consciência, em nossos pensamentos. Quando nossos pensamentos refletem o que realmente desejamos ser, as emoções e o comportamento adequados flluirão naturalmente.
É muito importante imaginar que tudo aquilo que visualizamos já está presente em nossas vidas. O tempo não existe de forma linear, e é importante compreender que a oportunidade de trazer o pensamento à realidade física depende de nós mesmos.O nosso trabalho aprender a trazer a visualização do mundo astral para o físico da forma.
Como tudo no universo é energia e a energia é a própria matéria de que é feito o universo, os nossos pensamentos são parte desta matéria. Dessa forma, se soubermos que nossas imagens já estão aqui somente por pensarmos nelas, automaticamente estaremos trabalhando para concretizá-las.
" Disposição" é a palavra chave para transformar uma visualização em realidade no mundo físico, pois tudo o que podemos visualizar com nossas mentes, "já está aqui". A disposição pode ser considerada um estado de espírito e funciona mais ou menos como afirmações interiores. Quando estamos dispostos a fazer o que for necessário para realizar e formalizar nossas imagens, abrimos nossos corações a todas as possibilidades disponíveis a nós como seres humanos. Essa atitude nos leva a uma harmonia interior que não nos deixa desistir.
É preciso também compreender que  o fracasso não existe. Nunca fracassamos, apenas produzimos resultados, e alguns deles podem não ser o que desejávamos.
Trabalhe todos os dias os seus pensamentos em vez que de concentrar em seu comportamento.

Lembre-se: os nossos pensamentos são a chave para todas as portas, é a partir deles que tudo começa, concentre-se em seus pensamentos, e tente mantê-los sempre positivos, e o mais importante, foque seus pensamentos no que você realmente deseja para si. 


" Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo." (Paulo Coelho.)


Visite nossa página do facebook: http://www.facebook.com/ReikiCoracao


***Paz, luzzz e positividade***


FONTE: Revista Sexto Sentido Especial (nº 47).


quarta-feira, 13 de março de 2013

O Chakra Laríngeo e sua Relação com a Comunicação



Como já mencionamos em outros posts aqui do blog, todos nós possuímos 7 chakras principais, que são pontos energéticos que se encontram em nosso corpo. Um de nossos chakras principais é o chakra laríngeo, situado na garganta, e é sobre ele que iremos falar hoje.
O chakra laríngeo é representado pelo cor azul, e está diretamente ligado à glândula Tireóide. Este importante centro de energia, assegura o perfeito equilíbrio dos pulmões, da laringe, da faringe, das cordas vocais, do esófago e também dos intestinos. Estando também relacionado com a nossa necessidade básica de aceitação das mudanças. 
O chakra laríngeo é conhecido como o chakra da comunicação e da criatividade. Distúrbios neste chacra podem gerar medo da desaprovação e de fracasso na vida social, resultando muitas vezes em agressividade em relação aos outros.  Também influi em nossa capacidade de comunicação, podendo afetar a própria fala. Equilibrado, o chakra laríngeo traz verdade e clareza ao ouvir e ao falar, com uma comunicação construtiva, que visa o entendimento e o crescimento. 
É comum que as pessoas tenham problemas com esse chakra, devido ao desequilíbrio energético e a falta de expressão dos seus sentimentos e necessidades, o que pode ocasionar até mesmo algumas doenças.
Com um chakra laríngeo em equilíbrio e harmonia com o todo, falamos exatamente o que precisamos falar, e da maneira certa. Passamos a nos comunicar com mais clareza e a nos expressar de forma mais sábia e tranquila.
A Terapia de Reiki é uma das formas de se conseguir um equilíbrio e melhorar o funcionamento desse chakra, no entanto, existem outras formas de obter bons resultados.

 Abaixo seguem algumas sugestões para você equilibrar o Chakra da Garganta:

1º Aprenda a dizer não quando realmente você queira dize-lo, não faça as coisas apenas para agradar o outro, e sim a você. Às vezes é preciso, e pode evitar muitos aborrecimentos. 

2ºTenha um diário ou um caderno de anotações onde você possa se expressar. Ali você pode registrar fatos da sua vida, sentimentos, sonhos, pedidos. É uma forma de exteriorizar o que você sente, e o que se passa em seu interior.

3º Explore a manifestação criativa: Pinte, desenhe, aprenda a tocar algum instrumento, escreva, cria um blog ou uma página em redes sociais, exteriorize ideias e pensamentos.

4º Não seja tão exigente e perfeccionista com você mesmo, aceite o seus erros, perdoe-se, e também perdoe o próximo. Todos somos humanos e nem sempre acertamos, perdoar faz parte de uma vida saudável e feliz, esquecer também, a vida tem que fluir, guardar rancor, não faz bem à ninguém.

5ª Procure terapias ou práticas que possam reenergizá-lo, como a meditação, o yoga, o Reiki. São práticas naturais, de fácil acesso e que ajudam a restaurar e reequilibrar as energias mantendo o seu centro em perfeita sintonia.


***Paz e luzzz***


Carolina Bonanomi
Reikiana nível II
CTR 049/13

Para agendamentos de Reiki entre em contato em nosso e-mail: reikiecoracao@hotmail.com.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Meditação - Silenciando a mente



Você sabe o que é meditar?
Meditar é estar com o corpo relaxado e acionar o melhor de si, seu próprio centro. É calar a mente para ouvir a alma. É integrar corpo mente e espírito. É simplesmente sentar-se sem fazer nada - não usar o seu corpo nem a sua mente. 
Quando meditamos nossa mente fica num estado que denominamos, papel em branco, ou seja, não pensamos em nada, é um simples silenciar e deixar-se ir. 
O objetivo primordial é a parada gradativas das ondas mentais. Em outras palavras meditar é buscar o silêncio que existe dentro de você, mas que se perde na agitação do dia-a-dia e na confusão de pensamentos e sentimentos.
Quando você não estiver fazendo absolutamente nada, seja física, ou mentalmente, ou em qualquer outro nível, quando toda a atividade houver cessado e você estiver apenas sendo, você estará meditando.
nesse ponto o corpo fica imóvel e a mente silencia, de modo que seduzimos nosso espírito e então temos acesso a nossa essência, ao nosso verdadeiro eu, ao campo da pura potencialidade.
Quando o ser humano nasce, ele é íntegro, é parte contínua do Universo. Com o passar do tempo, com o estresse diário a que estamos submetidos, nos afastamos dessa união com o todo, dando início a um processo de desintegração - o campo da pouca potencialidade. esse é o início das doenças - físicas e da alma. A doença nada mais é que saudade do lar. Isso quer dizer que adoecemos porque nos afastamos de nós mesmos, de nossa essência: saudável, feliz, com direito à abundância. A saúde é o estado natural do ser humano.
A mente apaziguada auxilia na prevenção de doenças, acelera a recuperação física e pode também curar.
Muitas pessoas não meditam porque não sabem de fato o que é a meditação, ou acham que precisa-se de técnica para meditar, ou sentar-se em uma posição específica, ou um horário específico, mas meditação não é necessariamente isso, nem exige tantas coisas como a maioria das pessoas pensa.
Você não precisa sentar-se na posição de lótus; não é preciso se torturar de forma alguma. Use a posição de lótus se você se sentir confortável com ela, caso contrário, opte por uma posição em que esteja totalmente confortável. Nenhuma postura especial é necessária, nenhum tempo especial é necessário, você pode meditar em qualquer lugar, desde que silencioso e confortável para si. Se nada acontecer, não importa. Fique em silêncio, centrado em si mesmo, e um dia, algo acontecerá.
Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Mesmo que seja um único momento em que você não esteja fazendo nada e esteja apenas em seu centro, completamente relaxado, isto é meditação.
Medite. Meditar faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito.

***Paz e luzzz***


Visite nossa página no facebook:



Para informações sobre a Terapia de Reiki e agendamentos envie um e-mail para reikiecoracao@hotmail.com.

terça-feira, 5 de março de 2013

Algumas Considerações Sobre a Energia Reikiana




Conforme já comentamos em outras ocasiões, a energia reikiana é na verdade a Energia Vital Universal, que está presente em todo o Universo.
A palavra Reiki em si, tem origem japonesa e significa Energia Vital Universal ou Energia da Alma. O Reiki é uma energia dourada, sagrada e curativa, que é absorvida pelo receptor através do doador, na quantidade que este necessita parar entrar em harmonia com o Universo. Cada ser absorve a quantidade necessária para si naquele momento, de acordo com suas necessidades particulares.
Sendo o Reiki uma Energia Universal, quem dá quem aplica Reiki, não está passando a sua energia, mas sim, servindo de canal para a Energia Vital Universal. Dessa forma, a energia transmitida para a pessoa não é e energia do terapeuta, mas sim a energia reikiana.
O que pode ocorrer, é uma absorção de resquícios da energia do terapeuta por parte do receptor do Reiki uma vez que os campos energéticos estarão em contato. Isso não é algo negativo, é uma troca natural. Constantemente estamos em contato com outras energias, de outras pessoas e ambiente, por isso são importantes as técnicas de proteção, que já abordamos em um post aqui no blog, assim só absorveremos o que for positivo.
De qualquer forma o ideal é que tanto o terapeuta quanto o receptor do Reiki procurem conservar pensamentos positivos durante a aplicação, ou simplesmente esvaziem sua mente, abrindo-se para energia reikiana.
Costumo orientar a pessoa sempre no sentido de relaxar, tentar concentrar-se em sua respiração e se desligar de seus problemas do dia-a-dia, ou tentar imaginar uma bela paisagem, se concentrar na música de fundo e apenas sentir o Reiki. Quanto mais relaxado e confortável estiver o receptor, melhor será a absorção da energia e melhores serão os resultados.
Outra questão importante a ser destacada é que a energia reikiana possui inteligência própria. Dessa forma, sempre acontecerá o melhor para cada um; e esse será sempre um trabalho em conjunto, da energia reikiana, com o receptor e seu próprio eu. É fundamental que a pessoa que procura o Reiki esteja ciente disso, e coloque-se em uma posição ativa, de querer sua cura, querer o seu bem-estar, e utilizar a energia recebida em seu benefício.
Com a passagem da Energia Vital, bloqueios de energia criados no decorrer do tempo por traumas e estados emocionais e mentais negativos, são eliminados, podendo ocorrer a cura.  Assim, não só desaparecem os sintomas, mas também a causa da doença. Quando a Energia Vital consegue fluir livremente pelos canais energéticos, ocorre o reequilíbrio em todos os níveis, produzindo o bem-estar de uma forma completa. 
Assim como a Homeopatia o Reiki propicia uma cura de forma holística, ou seja, trata o ser como um todo, e não eliminando apenas os sintomas. 
Por isso o Reiki é difícil de ser explicado, porque ele irá agir de forma particular em cada um, sempre procurando restabelecer o bem-estar, guiando no caminho da cura, de forma a propiciar o melhor para cada um, de acordo com suas necessidades próprias.
O Reiki é uma energia amorosa que só age para o bem do receptor. Abra sua mente e seu coração para o Reiki...

***Paz e luzzz***



Carolina Bonanomi

Reikiana nível II
CTR 049/13


* Para agendar uma sessão de Reiki ou obter mais informações acesse nossa página no facebook http://www.facebook.com/ReikiCoracao ou envie um e-mail para reikiecoracao@hotmail.com.






segunda-feira, 4 de março de 2013

Como Proteger-se de Energias Negativas




Conforme já comentamos em outros posts aqui no blog, tudo é energia, nós somos energia, assim como tudo que se encontra ao nosso redor. Cada ser, possui um campo energético, e vibra em uma determinada frequência. Frequentemente entramos em contato com outros campos energéticos, de outros seres, e acabamos absorvendo determinadas energias, que nem sempre são positivas. Essas energias nos afetam, fisicamente, psicologicamente e emocionalmente e acabam tendo influência sobre o nosso bem-estar e o nosso comportamento de uma forma geral.
Muitas vezes estamos nos sentindo bem, e após entrarmos em um determinado local, ou conversarmos com alguma pessoa nos sentimos mal, ou cansados, ou com sono, como se tivéssemos sido sugados por aquela determinada pessoa ou ambiente. E isso é um fato que realmente acontece, influenciando em diversos fatores de nosso dia-a-dia, de forma prejudicial.
Existem diversas formas de nos protegermos de energias negativas e evitarmos a perda de nossas energias para outras pessoas. A mais simples é a bolha de proteção.
A bolha de proteção é um instrumento de visualização mental, em que você se imagina protegido por uma energia que forma uma bolha ao redor do seu corpo, impedindo que energias negativas ultrapassem para o seu campo energético. 

A bolha funciona da seguinte forma:
Imagine, com o poder de sua mente, que você está criando uma bolha em volta de si. Essa bolha é formada por uma intensa luz protetora de cor dourada que o envolve totalmente. Esse escudo protetor, fica a cerca de 60-90 centímetros do seu corpo. Imagine essa bolha em sua mente, torne-a espessa e forte, e imagine que ela permite a entrada apenas de energia amorosa e positiva. Concluído o processo de mentalização da bolha, você pode fazer uma oração de acordo com sua preferência e crença religiosa, ou simplesmente agradecer ao universo pela energia despendida para a sua proteção. O mais importante é a mentalização de que esta energia protetora irá envolver todo o seu corpo e seu campo energético, protegendo-o de energias negativas, e permitindo a entrada somente de energias positivas e amorosas, que façam bem para você.
O ideal é fazer o processo de mentalização da bolha sempre que acordar e a noite, antes de dormir. Ao visitar lugares muito movimentados é aconselhável que se refaça a bolha antes de adentrar no ambiente. Da mesma forma, sempre que se sentir desprotegido ou afetado por energias alheias, você pode refazer a bolha, de acordo com sua intuição.
Outra forma de proteção de fácil acesso são os cristais. Levar um cristal sempre junto consigo garante proteção contra energias negativas. Existem cristais específicos para esse fim; os mais indicados são o cristal transparente, o olho de tigre, a hematita, e a turmalina negra. Nesse caso é importante observar o processo de limpeza e energização da pedra, antes de usá-la. 
Para garantir uma proteção completa, você pode usar as duas técnicas de proteção, carregando consigo um cristal limpo e energizado da sua preferência e utilizando a técnica de mentalização da bolha. 
Proteger-se da influência de energias negativas, é um processo simples, e um instrumento importante para garantir o seu bem-estar e prevenir inconvenientes.

***Paz e luzzz***

Carolina Bonanomi
Reikiana nível II
CTR 049/13


Visite também nossa página no facebook:


Dúvidas e agendamentos pelo e-mail: reikiecoracao@hotmail.com


FONTE : 
Livro Psicologia da Alma de Joshua David Stone, São Paulo, Pensamento: 2006.
(Técnica da bolha)