quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os benefícios da massagem terapêutica




Todos sabemos o quanto é bom receber uma massagem, seja ela uma massagem relaxante ou terapêutica. Isso porque a massagem induz a um processo de relaxamento por meio do toque estimulando os tecidos do corpo e proporcionando uma profunda sensação de bem-estar.
A massagem terapêutica vem sendo utilizada desde os primórdios para aliviar algo incômodo, assim como a dor muscular, dores de cabeça, torcicolos, problemas circulatórios, atuando também de forma preventiva, tratando e auxiliando nas diversas disfunções orgânicas. 
A massagem terapêutica cada vez mais vem sendo realizada para complementar os tratamentos da fisioterapia tradicionais nos casos de contusões e dores, tendo em vista a sua eficiência.
Como a massagem é uma terapia holística, onde vemos o indivíduo como um todo, centrando no doente e não na doença, existem os efeitos diretos nos tecidos moles (pele, músculo e gordura), nas mobilizações articulares e alongamentos, e o efeito indireto - psicológico, de sensação de bem estar e relaxamento.
A massagem também pode melhorar o humor das pessoas, aliviar o estresse e fazer com que as pessoas sintam-se mais relaxadas.
A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição dos sete tecidos do corpo. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, se intensifica a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, que por sua vez, fortalece os sistemas nervoso e imunológico, retardando o envelhecimento.

Agende seu horário para uma sessão de massagem terapêutica pelo fone: (47) 3326-2636 ou pelo e-mail reikiecoracao@hotmail.com
Estamos atendendo na Clínica Sueli Guedes, próximo a Alameda Rio Branco em Blumenau/SC.

Paz e luzzz

Carolina Bonanomi.

Visite nosso site!
http://www.reikiecoracao.com.br/



quinta-feira, 18 de abril de 2013

10 passos para se amar - Por Louise Hay




1 - Parem com toda a crítica
- A crítica nunca muda coisa alguma. Recusem criticar-se.
Aceitem-se exatamente como vocês são. Todos mudam.
Quando vocês se criticam, suas mudanças são negativas.
Quando se aprovam, suas mudanças são positivas.


2 - Não se alarmem
- Parem de se aterrorizar com seus pensamentos.
Encontrem uma imagem mental que lhes dê prazer e imediatamente desviem os seus pensamentos para algo agradável.


3 - Sejam gentis, bondosos e pacientes 
tratem-se com paciência, gentileza e bondade.
Tratem-se como fariam com alguém a quem amassem.


4 - Sejam gentis com sua mente.
Odiar-se é somente odiar os seus próprios pensamentos.
Mudem gentilmente os seus pensamentos para pensamentos mais amorosos.

- Elogiem-se.
A autocrítica deprime o espírito interior.
A exaltação o edifica.
Afirmem a vocês mesmos como é apropriado o que estão fazendo com tudo.


6 - Apoiem-se.
Aproximem-se dos amigos e permitam com que eles os ajudem.
Ser forte é pedir por ajuda quando mais precisam.


7 - Sejam amorosos com seus pontos negativos -
Reconheçam que os criaram para satisfazer uma necessidade.
Agora estão encontrando novas maneiras positivas de preencherem estas necessidades.
Liberem os velhos padrões.


8 - Cuidem do seu corpo -
Aprendam sobre nutrição.
O que o seu corpo necessita para ter a energia e a vitalidade ideal?
Aprendam sobre exercícios.
Estimem o templo em que vocês vivem.


- Trabalho do Espelho
- Olhem dentro dos seus olhos freqüentemente.
Expressem o sentido crescente do amor que sentem por vocês mesmos. Perdoem-se por tudo, enquanto se fitam no espelho.
Uma vez ao dia digam -
"Eu amo você" para vocês mesmos no espelho.


10- Façam-no Agora
- Não esperem até que vocês fiquem bem, percam peso ou recebam um novo emprego.
Comecem agora, façam o melhor que puderem.



Extraído do Livro "Criando uma Abordagem Positiva" por Louise Hay


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Stress: Sintomas, Causas e Tratamentos





O que é Stress?

A palavra stress é um termo retirado da Física. Significa qualquer força que, aplicada sobre um sistema, leva à sua deformação ou destruição de algo. Quando se aplica o termo ao homem, tem-se que é qualquer estímulo que afeta negativamente a integridade humana.

De acordo com especialistas, a chamada "dose baixa" de stress é normal, fisiológica e desejável para um bom funcionamento do organismo. O termo se refere a uma ocorrência indispensável para a saúde e sua capacidade produtiva. Pode-se apontar como características para o stress positivo fatores como aumento da vitalidade, a manutenção do entusiasmo, do otimismo, da disposição física, interesse, etc. Por outro lado, um tipo de stress patológico e exagerado pode ter consequências  mais danosas, que podem ir, por exemplo, do cansaço à irritabilidade fácil, à falta de concentração. E chegar a quadros graves de depressão, pessimismo, queda da resistência imunológica, mau humor, etc.

Origens do Stress

Nem sempre o stress se percebe. É comum que pessoas mais próximas chamem a atenção ou dêem o alarme. Admitir isso também não costuma ser simples. 
A ansiedade é considerada a mola propulsora do stress. Funciona como um sinal de alerta que adverte sobre a necessidade de mudança e/ou adaptação, ou sobre eventual perigo iminente. O indivíduo ansioso age, coloca-se em posição de alerta, física e psiquicamente; dilata as pupilas, acelera o coração, diverge o sangue para musculatura voluntária, aumenta a glicose circulante, dilata os brônquios.
Estudos apontam que nos conturbados tempos de hoje, os diversos mecanismos de ameaças estabelecidos por fatores econômicos, sociais e culturais não tem sido favoráveis ao equilíbrio pleno e sadio do corpo humano. Acontece dessa forma, apesar de todo o progresso da medicina, das conquistas científicas, técnicas e sociais que sempre tem objetivado isso. É preciso destacar nesse aspecto os hábitos alimentares inadequados, a poluição do ar e da água, a agressão sonora e visual do ambiente, a insegurança social e no trabalho, a violência urbana, as crises econômicas e muitas outras fontes do stress importantes acabam esgotando a capacidade adaptativa da pessoa.

Efeitos do stress no organismo

Os fatores estressantes variam bastante quanto à sua natureza. Podem abranger desde componentes emocionais, como a frustração, a ansiedade ou perda, até componentes de origem ambiental, biológica e física.
É um erro imaginar que o stress ocorre somente nos momentos de eventos que causam sofrimento. É capaz de surgir também diante de condições e situações que podem ser definidas como boas, nas quais existe a imediata necessidade de uma adaptação pelo organismo. Há vários momentos que podem levar a pessoa ao  stress. Um exemplo muito frequente é o casamento. Sim, casar é estressante sob vários aspectos: organizar cerimonial e recepção, fazer os procedimentos legais no cartório, comprar aliança, providenciar convites, fazer a lista de convidados, definir local da lua-de-mel, etc.O mesmo se dá em situações de promoção, viagens, etc. Enfim, caso o evento seja algo bom, logicamente o stress terá um fim mais rápido. Principalmente depois que ocorre o período de adaptação, quando o organismo tende a voltar a se estabilizar tanto a nível físico, como emocional.
O oposto disso acontece quando o evento é interpretado como algo realmente ruim. Nesse caso a ação do stress será mantida pela tensão e pressão internas provavelmente por um período maior. Desse modo, a reação acontece graças a cognições e fontes de stress que ocasionaram o processo.
Eliminar completamente todos os tipos de stress certamente seria uma tarefa impossível. O que se deve fazer é tentar reduzir nas pessoas os efeitos danosos do stress que a sociedade proporciona e sensibilizá-las para os meios capazes de ajudar a administrar melhor os estressores do cotidiano.
Recomenda-se buscar, nesse sentido, a adoção de uma postura na qual o stress seja um acontecimento positivo e não um empecilho ao desempenho pessoa, à saúde e à felicidade. 

Causas

Entre as principais causas do stress, deve-se citar, em primeiro lugar, as mudanças que ocorrem na vida de uma pessoa. Sabe-se que uma certa dose de mudança em determinados momentos da existência é algo extremamente necessário e saudável. Entretanto, se as mesmas foram num grau a ponto de serem consideradas violentas, essas podem ultrapassar nossa capacidade de adaptação.
Não é diferente quando se fala em sobrecarga de tarefas, funções ou obrigações. É preciso lembrar sempre que a falta de tempo, o excesso de responsabilidade, a falta de apoio e expectativas exageradas são causas importantes e frequentes de stress.
Vale o mesmo para as pessoas que tem alimentação incorreta. Pela expressão entende-se comer mal, com pressa, de modo a dificultar a digestão. A soma disso no dia-a-dia tende a acumular problemas e até doenças. Não é apenas importante o que comemos, mas também como comemos.


Sintomas Gerais

Fisicamente o stress pode ocasionar: 

- Dores de cabeça;
- Indigestão;
- Dores musculares;
- Insônia;
- Taquicardia;
- Alergias;
- Queda de cabelo;
- Perda ou aumento do apetite;
- Gastrite;
- Dermatoses;
- Esgotamento Físico.

Sintomas Psicológicos:

- Apatia;
- Memória fraca;
- Tiques nervosos;
- Isolamento e introspecção;
- Sentimentos de perseguição;
- Desmotivação;
- Autoritarismo;
- Irritabilidade;
- Emotividade acentuada;
- Ansiedade.

Se você possui alguns desses sintomas o interessante é procurar auxílio médico para esclarecimento do diagnóstico, já que alguns dos sintomas do stress podem ser causados por algumas doenças orgânicas, e um diagnóstico preciso é importante.
A partir disso, torna-se necessário que se faça um tratamento especializado o mais rápido possível, tendo por objetivo reduzir os sintomas no menor prazo possível, a fim de evitar recaídas.

Formas de Tratamento

Existem diversos tipos de tratamentos convencionais. Dentre eles, os mais importantes e populares estão relacionados a seguir:

1. Remédios: por meio da consulta a um profissional capacitado, uma vez que apenas alguém com formação médica especializada poderá indicar o melhor remédio para cada caso.

2. Alimentação: No decorrer do processo orgânico pelo qual acontece o stress, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes. Por isso, os médicos recomendam a imediata reposição dessa perda por meio da ingestão de muitas verduras e frutas - consideradas ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês. Entre as folhas mais facilmente encontráveis destacam-se brócolis, chicória, acelga e alface, que são ricos nesses nutrientes. O cálcio pode ser reposto com o consumo de leite e de seus derivados.

3. Atividade física: Não é novidade que qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo. Ao se exercitar, o indivíduo melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, queima calorias e ajuda no condicionamento físico porque induz a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico como a endorfina.

3. Medicina alternativa: tratamentos alternativos como a fitoterapia, acupuntura, cromoterapia, reiki, massagem, entre outros. Nesses tratamentos alternativos, o profissional auxilia o paciente a identificar as fontes de stress existentes, atuando diretamente na causa do problema e não apenas nos sintomas. Trata o ser como um todo, sem qualquer medicação.


* O mais importante é estar atento aos sintomas e se necessário procurar a ajuda de um profissional capacitado para diagnóstico e tratamento adequado, seja ele por meio de medicamentos, ou pelas práticas naturais. Tudo vai depender do perfil do paciente, do que ele busca, e suas necessidades particulares.


FONTE: Cura Natural e Saúde. STRESS. Joel Cardoso e Sophia Ricci. 

Visite nosso site!

http://www.reikiecoracao.com.br/







segunda-feira, 8 de abril de 2013

Energias que Curam: Conheça as técnicas e os benefícios!



Esse post é baseado em uma matéria da Revista Bons Fluídos, onde o assunto é justamente a cura por meio de transmissão de energias vitais. Confira!

Se você já experimentou um inexplicável bem-estar ao entrar em um ambiente ou ao encontrar alguém, já provou o poder da energia sutil. Uma espécie de vibração positiva, difícil de conceituar, mas fácil de sentir. O que você talvez não saiba é que essa misteriosa força, também conhecida como energia cósmica, pode curar. É com base messe poder que se desenvolveram todas as técnicas de ativação ou transmissão energética, como a acupuntura e o Reiki. Nos últimos anos, outras terapias espirituais, como o passe, o johrei e a frequência de brilho, passaram a integrar a chamada medicina complementar, que hoje tem cadeira cativa nos principais centros de pesquisa internacionais. 
Ainda sem muitos argumentos objetivos para explicar o impalpável, a ciência costuma atribuir os bons resultados obtidos por essas e outras terapias à liberação de alguns tipos de neurotransmissores, substâncias químicas produzidas pelo cérebro que causam sensação de bem-estar e ajudam a amenizar a dor. "Sabemos que várias práticas complementares, a exemplo do reiki (transmissão de energia pela imposição das mãos) funcionam. Há pesquisas em andamento tentando descobrir como isso acontece, " diz o médico José Roberto leite, coordenador da Unidade de Medicina Comportamental da Unifesp.
A esse esforço de incorporar à medicina convencional as práticas antes ditas alternativas dá-se o nome de medicina integrativa.

Em busca de certezas
A procura de respostas sobre o modo como as energias sutis atuam no ser humano tem impulsionado milhares de estudos. Nos Estados Unidos, a Therapeutic Touch (Toque Terapêutico), técnica similar ao passe, é bastante popular. "O método, criado pelas enfermeiras Dolores Krieger e Dora Kunz, é usado com resultados impressionantes. Trata-se de uma forma de transmissão da energia magnética pelo toque", explica Jacob Melo, engenheiro civil pós graduado em psicanálise, que pesquisa o magnetismo sob a ótica do espiritismo há mais de 40 anos. Para Melo, o magnetismo é o maior de todos os potencionais do humano. Pode ser aplicado para tratar patologias orgânicas e deficiências de todos os tipos. "Lamentavelmente, ainda não chegamos nem perto disso, pois há uma relutância enorme da sociedade em entendê-lo e aceitá-lo."

Cirurgia Espiritual
A exemplo do que ocorre com o passe, a cirurgia espiritual também envolve a transferência de energias sutis de um doador para um receptor. A diferença é que, nesse caso, os resultados, mais do que simples bem-estar e reequilíbrio, podem trazer cura para doenças como o câncer. 
"Entendemos que toda doença é precedida de um estresse que debilita emocional, espiritual e fisicamente o ser humano." explica Adilson Maestri, terapeuta da instituição Nosso Lar. " Assim, qualquer patologia pode ser tratada, mas a cura depende da disposição do paciente para se curar, do estágio em que a doença se encontra e da interação com a medicina científica, pois toda pessoa que nos procura é alertada para não dispensar o tratamento convencional."

Johrei: Energias de saúde e felicidade
Outra técnica de cura que também envolve a transmissão de energias é o johrei, terapia espiritual praticada e difundida pelos seguidores da Igreja Messiânica. O método foi criado pelo comerciante japonês Mokiti Okada, fundador da religião. A terapia não serve apenas para restaurar a saúde, mas para colocar o receptor em contato com a felicidade, a prosperidade , a paz e a nobreza de sentimentos.

Frequências de Brilho
Método terapêutico ainda pouco difundido no Brasil, as frequências de brilho, criadas pela terapeuta americana Crhristine Day, também visam restaurar a energia vital, eliminando dores e doenças. O paciente deita-se em uma maca enquanto o terapeuta toca o corpo levemente, ativando pontos específicos, que despertam energeticamente as células, fazendo com que voltem a funcionar de maneira saudável.
"As frequências são energias sutis aplicadas com a finalidade de recuperar a saúde. O tratamento é especialmente recomendado para quem tem problemas relacionados ao sistema nervoso", afirma a terapeuta Dirce Katayama, do Núcleo Ser, em São Paulo.

FONTE: Revista Bons Fluídos. Edição de Aniversário: abril de 2010.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Aura e os 4 corpos sutis - Nosso campo energético



A aura é um elemento etéreo, imaterial, que emana e envolve seres ou objetos. Todos os seres vivos possuem auras, e também nós, seres humanos.
Não possuímos apenas um corpo físico, feito de carne e de ossos como muitos ainda pensam. Pelo fato de sermos formados por energia, nós também possuímos um campo energético. Todos nós temos várias camadas de energia sutil, que envolvem e penetram o nosso corpo físico.
Assim, a aura é um campo energético que envolve o nosso corpo físico e nos dá toda a leitura emocional do nosso corpo. Nossos medos, nossas angústias, nossas raivas, enfim, todo o emocional. 
Nossa aura tem 7 faixas, cada faixa tem uma cor, cada cor está relacionada com a cor dos nossos chakras, conforme a imagem ilustrativa.




Para um melhor entendimento listamos e explicamos simplificadamente as 4 camadas de energia que envolvem o nosso corpo físico, conhecidas também como os 4 corpos sutis:


O Corpo Etérico
É a primeira camada, que envolve e permeia o corpo físico, e se expande de 5 a 15 cm para além dele. O corpo etérico dá forma e sustentação ao corpo físico e sua principal função é absorver a Energia Vital do Universo, através dos chakras. Atua como um elo de ligação entre o Corpo Físico e os Corpos Emocional e Mental.

O Corpo Emocional
Liga a pessoa ao plano astral, aos desejos e às emoções. Dele emanam os sentimentos, desejos, paixões e aspirações. Estende-se de 25 a 75 cm do Corpo Mental e o Corpo Físico.

O Corpo Mental
Está relacionado aos nossos pensamentos. Quanto mais força dermos aos nossos pensamentos maios a chance de torná-los realidade.
O Corpo Mental é composto de substâncias mais tênues e sutis do que os corpos anteriores. O intelecto, o raciocínio, a lógica e a imaginação são funções ligadas a este corpo.

O Corpo Astral
Tem ligação com os nossos relacionamentos com outras pessoas. Neste nível existe a comunicação entre o mundo físico e o mundo espiritual.

Tudo começa em nosso campo energético, e nossas energias são diretamente afetadas por nossos pensamentos e pelas energias a que estamos expostos diariamente. No mundo agitado em que vivemos hoje, somos submetidos a muitas circunstâncias que nos levam à diversos problemas físicos, mentais e emocionais, como o stress, por exemplo. A falta de energia e o cansaço físico e mental também são aspectos influenciados pelas energias às quais nos expomos diariamente.
 O fato é que todas essas somatizações que surgem em nosso corpo físico, já haviam aparecido em nosso corpo mental muito antes, sem que sequer tenhamos percebido. É importante que estejamos cientes disso; de que não somos apenas um corpo físico, somos muito mais do que isso, e portanto, e a solução de nossos problemas deve ser sempre buscada através do autoconhecimento e pela transmutação energética.
Tudo é energia, e energia gera energia, às vezes positivas, às vezes negativas, e estamos expostos à isso através de nosso campo energético. Manter o campo energético limpo e protegido, faz parte da busca do bem-estar e da saúde em todos os níveis: física, mental, emocional e espiritual.
Um campo energético limpo e saudável representa um corpo físico saudável também. A Limpeza da Aura é o primeiro Passo para se iniciar um tratamento de cura tanto física como espiritual, junto com o equilíbrio, abertura e desenvolvimento dos chakras. 
O Reiki é uma ferramenta importante a ser utilizada nesse processo, assim como também a energia dos cristais e outros trabalhos energéticos.

Sobre as diversas cores de aura recomendamos a leitura: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aura/aura-4.php


Para mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: reikiecoracao@hotmail.com

Namastê!

Visite nosso site!

http://www.reikiecoracao.com.br/

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Inspiração para o dia: almas gêmeas



Alma gêmea de minha alma                                                                                                   
Flor de luz de minha vida
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão .
Quando eu errava no mundo
Triste e só, no meu caminho ,
Chegaste, devagarinho ,
E encheste-me o coração.
Vinhas na benção das flores
Da divina claridade ,
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor !
És meu tesouro infinito .
Juro-te eterna aliança
Porque sou tua esperança ,
Como és todo meu amor !
Alma gêmea de minha alma
Se eu te perder algum dia...
Serei tua escura agonia ,
Da saudade nos seus véus...
Se um dia me abandonares
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te , entre as flores
Da claridade dos céus .

(Emannuel)



* Quem nunca se perguntou sobre sua alma gêmea? Se ela existe, se está perto, se está longe, se é alguém que você conhece...
Hoje compartilho com vocês esse belo poema de autoria de Emannuel, sobre as almas gêmeas. 
Em breve, teremos o post específico sobre o tema, que trará mais informações para quem quer saber um pouco mais do assunto. Aguardem!

***Paz e luzzz***